Consultoria em tempos de pandemia
Contorno da seção
-
Este curso faz parte do projeto de extensão Consultoria de Gestão para Microempreendedores em tempos de pandemia. Este projeto visa fornecer ferramentas de gestão para microempreendedores individuais, profissionais autônomos, liberais, formais ou informais de Santana do Livramento como forma de auxílio às dificuldades decorrentes da pandemia de COVID-19. Especificamente, pretende-se analisar as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas durante o período de pandemia, sugerir ferramentas para auxiliar na gestão organizacional, acompanhar a implementação, bem como avaliar os resultados e fornecer feedback de melhorias. A metodologia da consultoria consiste em reuniões com os gestores para identificar suas principais dificuldades, disponibilização de materiais on-line sobre algumas ferramentas de gestão e auxílio na sua aplicação e interpretação. O projeto busca contemplar ferramentas na área de planejamento, marketing digital, gestão estratégica de pessoas e relações de trabalho, finanças e produção, tais como, análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas, ameaças), negócios nas mídias digitais, fluxo de caixa e curva ABC.
-
O fluxo de caixa consiste em um instrumento inicial da administração financeira que brinda os gestores com resoluções frente às dificuldades financeiras da mesma (GROPPELLI; NIKBAKHT, 2010; MATARAZZO, 2010; SILVA, 2012). Contribui como suporte para a tomada de decisão, pois irá apontar problemas de insolvência e/ou iliquidez.
-
Identifica a importância relativa dos materiais em estoque a partir da: classe A (representa 20% dos itens utilizados pela empresa, mas que são responsáveis por cerca de 80% do valor total do estoque), B (30% dos itens e 10% do valor de estoque) e C (50% dos itens e 10% do valor de estoque). Esta ferramenta contribui com o processo de tomada de decisão, pois identifica a quantidade de produtos que não giram no estoque, bem como os itens em excesso (ARAÚJO, M. G. et al., 2016).
-
O aprimoramento em ações de Marketing Digital e o aprendizado de uso das mídias sociais são elementos essenciais em razão da busca incessante do consumidor por marcas, produtos e serviços na Internet. Pesquisas revelam que o Instagram é a rede social com maior nível de interação de todas as redes sociais, com uma taxa de interação por seguidor superior às demais redes (FAUSTINO, 2019). A ferramenta Instagram, se utilizada de forma correta e assertiva, eleva as conversas e a interação entre as marcas e o público, criando uma maior notoriedade da marca, melhorando o engajamento entre consumidor-empresa, e possibilitando uma maior conversão em vendas.
-
Consiste em um processo para facilitar a tomada de decisão estratégica nas organizações.
-
A Gestão de Pessoas é responsável por “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas, para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo” (DUTRA et al., 2017). No que tange aos negócios digitais, pretende-se contribuir com a reflexão de políticas e práticas de comunicação, treinamento, relações interpessoais, relações com clientes, fornecedores e parceiros alinhadas à estratégia da organização.