Residência Pedagógica - Ciências e Biologia
Perfilado de sección
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Encontros quartas-feiras - início 18h
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Essa nova edição do Programa de Residência Pedagógica (RP), foi regulamentada pela portaria n. 259, de 17 dezembro de 2019, a qual: "Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)".
O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, visando intensificar a formação prática nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação básica e a educação superior.
O RP tem por finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.
Objetivos do Programa de Residência Pedagógica:
I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;
II - promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
III - fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; e
IV - fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.
Em anexo está disponibilizada a portaria na íntegra.
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Docente orientador:
a) apoiar a coordenação institucional na elaboração do projeto institucional, em parceria com os dirigentes das redes de ensino e com as escolas;
b) participar de seleção das escolas de educação básica, dos residentes e dos preceptores;
c) elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades de orientação e preceptoria do subprojeto;
d) articular-se com outros docentes orientadores para estabelecer uma rede institucional colaborativa de aperfeiçoamento da formação prática nas licenciaturas;
e) conhecer o contexto, a equipe de gestão e o corpo docente das escolas de educação básica onde o residente irá exercer a residência pedagógica;
f) elaborar o plano de atividades do núcleo de residência pedagógica, em conjunto com os preceptores;
g) orientar o residente na elaboração de seus planos de aula e na execução da prática pedagógica, em conjunto com o preceptor;
h) apresentar relatórios periódicos ao coordenador institucional que contenham a descrição, a análise e a avaliação das atividades dos residentes sob sua orientação;
i) avaliar periodicamente o residente e emitir, em conjunto com o preceptor, relatório de desempenho;
j) acompanhar e homologar a frequência e assiduidade do residente e do preceptor, inclusive para efeito do pagamento da bolsa;
k) informar ao coordenador institucional situações que impliquem no cancelamento ou na suspensão da bolsa do preceptor ou do residente;
l) participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do projeto colaborando com o aperfeiçoamento do programa;
m) participar da organização de seminários de formação de professores para a educação básica promovidos pela IES ou pela Capes;
n) verificar e solicitar aos bolsistas nas modalidades de preceptor e residente a comprovação de que atendem aos requisitos estabelecidos nesta Portaria para o recebimento de bolsa nessa modalidade;
o) cadastrar no sistema de gestão da Capes os preceptores e os residentes.
Preceptor:
a) participar das atividades do projeto de residência pedagógica;
b) auxiliar os docentes orientadores na elaboração do plano de atividades do núcleo de residência pedagógica;
c) orientar o residente na elaboração de seus planos de aula e na execução da prática pedagógica, em conjunto com o preceptor;
d) acompanhar e orientar as atividades do residente na escola de educação básica, zelando pelo cumprimento do plano de atividade;
e) controlar a frequência dos residentes;
f) informar ao docente orientador situações que impliquem no cancelamento ou na suspensão da bolsa do residente;
g) avaliar periodicamente o residente e emitir relatório de desempenho;
h) reunir-se periodicamente com os residentes e outros preceptores, para socializar conhecimentos e experiências;
i) articular-se com os gestores e outros professores da escola, para estabelecer uma rede institucional colaborativa de socialização de conhecimentos e experiências;
j) participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do projeto colaborando com o aperfeiçoamento do programa;
k) participar da organização de seminários de formação de professores para a educação básica promovidos pela IES ou pela Capes.
Residente:
a) desenvolver as ações definidas no plano de atividades do núcleo de residência pedagógica;
b) elaborar os planos de aula sob orientação do docente orientador e do preceptor;
c) cumprir a carga horária de residência estabelecida nesta Portaria;
d) registrar as atividades de residência pedagógica em relatórios ou portfólios e entregar no prazo estabelecido pela Capes;
e) participar das atividades de acompanhamento e de avaliação do projeto colaborando com o aperfeiçoamento do programa;
f) comunicar qualquer intercorrência no andamento da residência ao preceptor, ao docente orientador, ao coordenador institucional ou à Capes.
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Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro
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Conteúdos de Biologia 2020
A
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REFERÊNCIA:
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres. Metodologia do Ensino de Ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
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Como combinamos, agora, na primeira quinzena de novembro, é o período de elaborarmos nossos planejamentos para as atividade de regência que irão iniciar no dia 16/11.
Dessa forma, vocês devem (preferencialmente) se reunir em duplas ou trios para planejarem duas atividades:
- uma para atividade assíncrona - organização de material para ser disponibilizado aos alunos (com tarefa);
- uma para aula síncrona via plataforma do Google meet.
As atividades devem ser elaboradas com base no planejamento disponibilizado e seguirem a organização dos Três Momentos Pedagógicos. Os conteúdos são aqueles que constam no moodle.
Qualquer dúvida em relação ao conteúdo ou ao planejamento das atividades, podem contatar a preceptora Raíssa (e-mail: raissaogolin@gmail.com).
Os planejamentos deverão ser postados até o dia 09 de novembro (18h).
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Para iniciar a docência compartilhada, que vamos adotar nesse módulo do RP, solicito que realizem a postagem dos planos de vocês no fórum.
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Para esse encontro você deverá realizar a leitura do texto "Estratégias didáticas para o avanço dos processos de ensino e de aprendizagem durante a Pandemia da COVID-19" (Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5498). Ao ler o artigo, deverá ir realizando apontamentos para discutirmos, os principais pontos, no encontro.
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DIAS: 23 e 30 de março de 2021
Dia 23/03/2021 (terça-feira) – início 17h - 18h30min (ver salas em anexo)
18h30min - todos na sala: https://meet.google.com/mrq-tyth-bvc?authuser=1
Socialização dos relatos de experiência produzidos pelos residentes.
Dia 30/03/2021 (terça-feira) – início 17h
Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular
Profa. Mayra da Silva Cutruneo Ceschini
Sala: https://meet.google.com/bri-pudv-ixf?authuser=1
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Leitura do livro:
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Todos irão ler todos os capítulos. No entanto, a discussão de cada capítulo será organizada por uma residente.
No momento da leitura:
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apontar o que achei interessante; o que não entendi/fiquei com dúvidas; o que discordo …
No momento da apresentação do seu capítulo:
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provocar os colegas para comentarem sobre o que acharam do capítulo
Após todas as apresentações:
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escrever uma resenha dos capítulos lidos.
CRONOGRAMA
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Dia 23 de setembro - Live de abertura no canal da Unipampa no Youtube (aproximadamente 2h)
Início: 17h ou 17h30min (confirmar o horário)
Dia 25 de setembro - Com o grupo de Caçapava e os colegas dos Cursos de Letras Língua Portuguesa, Línguas Adicionais, Matemática, Física e Química vamos estar divididos (e misturados) em 6 salas de meet para refletir sobre as diferenças nas práticas docentes durante o RP. Dois participantes de cada grupo serão sorteados para elaborar um relato e apresentar no grande grupo.
Início: 9h
Gravação do nosso encontro de 01/09:
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