Contorno da seção

  • Seja bem-vindo(a) ao curso de TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: POSSÍVEIS ABORDAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA!

    A utilização sucessiva da tecnologia mostra a possibilidade de aproximação da mesma com o Ensino de Ciências da Natureza, uma vez que esse envolve conteúdos abstratos e, muitas vezes, de difícil compreensão.  Nesta perspectiva, existe a necessidade de proporcionar aos professores estratégias, e a criação de recursos, como os oferecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de fácil acesso, e que visam facilitar a aprendizagem dos educandos. Além disso, essas metodologias devem suprir as carências, que estão relacionadas à dificuldade de abstração do conteúdo. Como também, é preciso considerar que as TIC já fazem parte do cotidiano de crianças e de jovens, e existe, portanto, a necessidade de desenvolver alunos que possam trabalhar com as TIC, conectadas de forma social.

    Objetivos do curso:

    - Propor alternativas para a inserção das TIC no Ensino de Ciências da Natureza;

    - Promover as TIC como ferramentas educacionais para construir conhecimento substantivo sobre conteúdos específicos da área;

    - Integrar as TIC nas práticas cotidianas de professores e alunos;

    - Incentivar a alfabetização científica através da atualização do papel do professor como facilitador da aprendizagem;

     

    Cronograma:

    Módulo

    Componente curricular

    Carga horária

    Período de Execução

    01

    Letramento Digital

    5h

    01/10/18 a 08/10/18

    02

    Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências da Natureza

    20h

    09/10/18 a 31/10/18

    03

    Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino de Ciências da Natureza

    10h

    01/11/18 a 16/11/18

    04

    Investigações sobre Práticas Escolares

    10h

    17/11/18 a 26/11/18

    05

    Estratégias pedagógicas para o Ensino de Ciências da Natureza

    15h

    27/11/18 a 10/12/18

  • Neste tópico vamos apresentar a plataforma Moodle e proporcionar o contato e manuseio de ferramentas que auxiliarão na elaboração de trabalhos que serão solicitados pelas demais disciplinas.

    Confira o manual do aluno e depois realize a tarefa 01 - APRESENTAÇÃO.

  • Vamos conhecer os colegas do curso?

    Confira aqui os avatares dos integrantes do curso e comente no mínimo um avatar.

    Prazo final: 20/10/18

  • Uma nova estratégia pedagógica pode ser adquirida com a inserção das TIC, atendendo as necessidades de uma sociedade que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Esse processo caracteriza-se como uma formação audiovisual, comunitário e de interação que perturba as formas tradicionais de ensino.

    Vamos ao módulo 2 do curso: Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências da Natureza.

    Faça a leitura do texto!

  • Vamos ao módulo 4???

    Neste módulo buscaremos desenvolver investigações sobre práticas escolares envolvendo espaços, tempos, sujeitos e contextos.

    Confira a tarefa!

  • Estamos nos aproximando do final do curso e vamos ao nosso último tópico, considerando que o sucesso com que a tecnologia é utilizada para a aprendizagem depende da capacidade do educador de adequá-la para o contexto de aprendizagem, e subsequentemente selecionar e utilizar tecnologias de forma a satisfazer essas necessidades.

    "A introdução de ferramentas tecnológicas nas escolas evidencia desafios e questionamentos acerca de seu uso no processo de mediação do ensino/aprendizado. Para que o uso de tecnologias torne-se democrático é de fundamental importância entendê-lo e superá-lo reconhecendo seu uso, suas potencialidades, a realidade em que a escola está inserida, assim, proporcionando, ampliando e mediando o trabalho pedagógico" (CERUTTI, 2017, p. 61).

    Assim, este é o momento de você cursista problematizar e refletir sobre o uso de tecnologias educacionais no Ensino de Ciências da Natureza.

    Vamos a tarefa 5!!!

    Referência
    CERUTTI, E.  Conceitos e reflexões sobre a cibercultura e a prática pedagógica. In: A pesquisa em educação e tecnologias: entre perguntas e respostas [recurso eletrônico] / Organizadoras: Elisabete Cerutti, Manoelle Silveira Duarte. – Frederico Westphalen : URI – Frederico Westph, 2017. 135 p.
  • Cursistas!

    Diante de todas as propostas apresentadas e as trocas de saberes estabelecidas, gostaríamos de conhecer sua opinião sobre o curso!

    Não deixe de responder o questionário!