Tecnologias educacionais: possíveis abordagens no Ensino de Ciências da Natureza
Contorno da seção
-
Seja bem-vindo(a) ao curso de TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: POSSÍVEIS ABORDAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA!
A utilização sucessiva da tecnologia mostra a possibilidade de aproximação da mesma com o Ensino de Ciências da Natureza, uma vez que esse envolve conteúdos abstratos e, muitas vezes, de difícil compreensão. Nesta perspectiva, existe a necessidade de proporcionar aos professores estratégias, e a criação de recursos, como os oferecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de fácil acesso, e que visam facilitar a aprendizagem dos educandos. Além disso, essas metodologias devem suprir as carências, que estão relacionadas à dificuldade de abstração do conteúdo. Como também, é preciso considerar que as TIC já fazem parte do cotidiano de crianças e de jovens, e existe, portanto, a necessidade de desenvolver alunos que possam trabalhar com as TIC, conectadas de forma social.
Objetivos do curso:
- Propor alternativas para a inserção das TIC no Ensino de Ciências da Natureza;
- Promover as TIC como ferramentas educacionais para construir conhecimento substantivo sobre conteúdos específicos da área;
- Integrar as TIC nas práticas cotidianas de professores e alunos;
- Incentivar a alfabetização científica através da atualização do papel do professor como facilitador da aprendizagem;
Cronograma:
Módulo
Componente curricular
Carga horária
Período de Execução
01
Letramento Digital
5h
01/10/18 a 08/10/18
02
Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências da Natureza
20h
09/10/18 a 31/10/18
03
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no Ensino de Ciências da Natureza
10h
01/11/18 a 16/11/18
04
Investigações sobre Práticas Escolares
10h
17/11/18 a 26/11/18
05
Estratégias pedagógicas para o Ensino de Ciências da Natureza
15h
27/11/18 a 10/12/18
-
Neste tópico vamos apresentar a plataforma Moodle e proporcionar o contato e manuseio de ferramentas que auxiliarão na elaboração de trabalhos que serão solicitados pelas demais disciplinas.
Confira o manual do aluno e depois realize a tarefa 01 - APRESENTAÇÃO.
-
Vamos conhecer os colegas do curso?
Confira aqui os avatares dos integrantes do curso e comente no mínimo um avatar.
Prazo final: 20/10/18
-
Uma nova estratégia pedagógica pode ser adquirida com a inserção das TIC, atendendo as necessidades de uma sociedade que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Esse processo caracteriza-se como uma formação audiovisual, comunitário e de interação que perturba as formas tradicionais de ensino.
Vamos ao módulo 2 do curso: Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino de Ciências da Natureza.
Faça a leitura do texto!
-
Vamos ao módulo 4???
Neste módulo buscaremos desenvolver investigações sobre práticas escolares envolvendo espaços, tempos, sujeitos e contextos.
Confira a tarefa!
-
Estamos nos aproximando do final do curso e vamos ao nosso último tópico, considerando que o sucesso com que a tecnologia é utilizada para a aprendizagem depende da capacidade do educador de adequá-la para o contexto de aprendizagem, e subsequentemente selecionar e utilizar tecnologias de forma a satisfazer essas necessidades.
"A introdução de ferramentas tecnológicas nas escolas evidencia desafios e questionamentos acerca de seu uso no processo de mediação do ensino/aprendizado. Para que o uso de tecnologias torne-se democrático é de fundamental importância entendê-lo e superá-lo reconhecendo seu uso, suas potencialidades, a realidade em que a escola está inserida, assim, proporcionando, ampliando e mediando o trabalho pedagógico" (CERUTTI, 2017, p. 61).
Assim, este é o momento de você cursista problematizar e refletir sobre o uso de tecnologias educacionais no Ensino de Ciências da Natureza.
Vamos a tarefa 5!!!
Referência
CERUTTI, E. Conceitos e reflexões sobre a cibercultura e a prática pedagógica. In: A pesquisa em educação e tecnologias: entre perguntas e respostas [recurso eletrônico] / Organizadoras: Elisabete Cerutti, Manoelle Silveira Duarte. – Frederico Westphalen : URI – Frederico Westph, 2017. 135 p.
-
Cursistas!
Diante de todas as propostas apresentadas e as trocas de saberes estabelecidas, gostaríamos de conhecer sua opinião sobre o curso!
Não deixe de responder o questionário!