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  • Apresentação do Plano de Ensino.

    Ementa: Os profissionais da comunicação, em especial Relações Públicas, e os processos políticos e eleitorais contemporâneos. Estratégias do discurso político. Assessoria de comunicação e relacionamento na área política e governamental.

  • O curso “Entendendo as Fake News”, concebido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, visa disseminar conteúdo de qualidade e acessível ao grande público sobre um dos temas chave da atualidade: as fake news. Nossa percepção é a de que o crescimento do interesse na questão trouxe consigo também uma certa incompreensão e imprecisão no seu tratamento. Com o intuito de aprofundar o debate e explicar esse tema para um público amplo, resolvemos montar o presente curso.
    Professores com vasta experiência acadêmica e profissional
    Carga horária: 6 horas
    Aulas gravadas | Assista como e onde quiser | Certificado

    https://www.sympla.com.br/play/entendendo-fake-news/1283121?referrer=inctdd.org

  • Comunicação, Política e Poder. Comentários sobre os fatos políticos da semana.

    https://www.youtube.com/watch?v=Vaj9opHs7Zo

    Para Entender a Política Brasileira - Humberto Dantas

    Humberto Dantas é doutor em Ciência Política pela USP, com pós-doutorado em Administração Pública pela FGV-SP. Pesquisador da FAPEG, e atuação acadêmica em graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Gestor de Educação do CLP - Centro de Liderança Pública.



  • Ler o texto e e destacar três pontos que considera importante para comentar na aula do dia 03/04.

    Comentários sobre os acontecimentos políticos da semana.




  • Entendendo a Extrema-Direita

    O curso “Entendendo a extrema-direita online”, promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), visa disseminar conteúdo gratuito e de qualidade sobre temas-chave da agenda política do país. São ao todo 10 aulas gravadas, explicando as condições políticas e sociais que culminaram na ascensão de líderes de extrema-direita no Brasil e no mundo. O curso aborda conceitos, valores e táticas de comunicação dessa extrema-direita que é uma força nativa do ambiente digital, bem como o perfil desse eleitorado, suas pautas morais e o papel das plataformas digitais na ascensão dessa agenda.

    Coordenação: Thalita Neves (INCT.DD)

    https://www.sympla.com.br/play/entendendo-a-extrema-direita/2824001?referrer=linktr.ee


  • Ler o texto: A comunicação das organizações diante de públicos, esfera pública e opinião pública: como as plataformas sociais digitais se encaixam nisso?

    Destacar os pontos que considera importantes para comentário em aula.

    Revista Organicom

    "A Organicom reúne artigos, neste número dossiê com o tema “Opinião pública e comunicação”, a fim de debater as construções que têm feito momentos de gravidade extrema não serem entendidos por causa de movimentos populistas que retiram o olhar sobre o fato e distorcem a realidade. O crescimento de ações voltadas à geração de negacionismos e extremismos marca países na Europa e nas Américas, não deixando de fora o Brasil em que, mesmo diante de uma crise de saúde pública, as opiniões se movem alheias à realidade".

    Comentários sobre os acontecimentos políticos da semana.

  • REDE NACIONAL DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO

    UNIVERSIDADES, AGÊNCIAS, INSTITUIÇÕES, COLETIVOS, PROJETOS, OBSERVATÓRIOS E MOVIMENTOS SOCIAIS

    Nascida da inquietação provocada pelo momento presente de potencialização das narrativas desinformacionais nos ambiente da saúde e no campo político, além de outros, a Rede Nacional de Combate à Desinformação foi pensada inicialmente dentro da pesquisa de Pós-Doutorado que realizamos junto à Escola de Comunicação da UFRJ em 2019.

    A RNCD hoje interliga projetos e instituições de diversas naturezas que trabalham e contribuem de alguma forma para combater o mercado da desinformação que floresce em nosso Brasil. 

    Disponível em: http://rncd.org/

    Revista Organicom.

    "Em meio ao crescimento vertiginoso  –  mas concentrado  –  de dispositivos digitais e à proliferação de redes sociais digitais, o debate de temas relevantes à opinião pública parece ser conduzido em um simulacro da realidade, produzido por plataformas e seus algoritmos, que o amplificam ou restringem conforme os interesses e orientações políticas de cada usuário. O resultado tem se mostrado desastroso: desinformação, retrocessos e controle".





  • O Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP) é um espaço público de pesquisa, classificação e compartilhamento de conteúdos e produtos relacionados aos campos da comunicação pública, comunicação política, comunicação governamental e à comunicação social vinculado ao Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP). Sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, funciona com o apoio técnico e funcional do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e do Centro de Processamento de Dados, que abriga este site.


    https://www.ufrgs.br/obcomp/



  • Textos sobre Comunicação e Política do Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós.

    Ementa: O Grupo de Trabalho de Comunicação e Política abrange estudos teóricos e empíricos dedicados a examinar atores, fenômenos, linguagens, discursos e instituições pertinentes à interface entre Comunicação e Política. É objeto desse Grupo de Trabalho a comunicação empreendida por agentes dos campos político, midiático e da sociedade civil. Nesse contexto, são temas privilegiados por este GT: mídia e eleições, regimes políticos e suas relações com o campo da comunicação, comunicação e teoria política, comunicação e democracia, opinião pública, esfera pública e comunicação pública, propaganda política, cobertura midiática sobre agentes, eventos e instituições da política, acontecimento político, democracia digital, bem como formas de uso e consequências das tecnologias de comunicação para o mundo político.

    Artigos do GT de 2024 - https://proceedings.science/compos/compos-2024/trabalhos?track_id=7858&lang=pt-br#fR[track.title.pt-br][0]=GT5+-+Comunica%C3%A7%C3%A3o+e+Pol%C3%ADtica

    Compolítica 

    Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política – Compolítica

    Textos:

    http://compolitica.org/novo/anais-2023/

  • Não presencial.

    Imagem Pública e Discurso. Texto Imagem Pública, de Maria Helena Weber, livro: Comunicação e Política: Conceitos e abordagens.

    Discussão do texto no dia 24/04.

  • Entenda como a arquitetura comercial, quando integrada a políticas públicas, pode impulsionar o turismo e a identidade de uma cidade.

    Texto de apoio:  item 2.3 do capítulo II, páginas 42 a 48 do livro Comunicação e Marketing no Setor Público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. 

    Apresentação da Thaís Jacomelli.

    • 24/04 – Imagem pública.

    • 1º/05 - Feriado.

    • 08/05 – Apresentação do tema do PDI da Thais Jacomelli Ribeiro. 

    • 15/05 - Democracia digital. Orientações sobre o resumo expandido.

    • 22/05 - Bate-papo sobre o tema “Eu Estudo LGBTQIAPN+ na Pesquisa Científica”. Ás 19h, auditório do Campus I.

    • 29/05 - Aula para produção do resumo expandido. Não presencial

    • 05/06 - Estruturas, profissionais e funcionamento das assessorias de comunicação política. 

    • Entrega do Resumo Expandido até o dia 09/06.

    • 12/06 - Planejamento de comunicação para a área política.  Orientações sobre o trabalho.

    • 19/06 - Feriado. 

    • 26/06 - Aula para produção do planejamento.

    • 03/07 - Semana Bancas de TCC.

    • 10/07 - Apresentação do planejamento.

  • Orientações e modelo para elaboração do resumo expandido. Individual.

    Sugestões de temas para o resumo: Mídia e eleições, regimes políticos e suas relações com o campo da comunicação, comunicação e teoria política, comunicação e democracia, opinião pública, esfera pública e comunicação pública, propaganda política, cobertura midiática sobre agentes, eventos e instituições da política, acontecimento político, imagem pública.



  • Democracia Digital no Brasil: ênfases, estilos e preferências do Poder Executivo Federal.

  • "Este Manual foi produzido para estabelecer o padrão de apresentação das referências para os trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Pampa. Servirá de subsídio para alunos, docentes e orientadores na elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos de final de curso de graduação e pós-graduação latu sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado), de projetos de pesquisa, de artigos científicos, pôsteres e relatórios técnicos e/ou científicos. Aplica-se a todos os tipos de trabalhos acadêmicos, seja dos cursos presenciais ou à distância, em formato impresso ou eletrônico. Sua aplicação, no entanto, não se limita aos trabalhos de conclusão de curso, podendo, também, ser útil para estruturar outros trabalhos acadêmicos"

  • Livro Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação

    https://drive.google.com/file/d/1PCF7-ChsY7O7yoQmXllpien8yS3WdJem/view

    • Planejamento de comunicação para a área política. 

    • Planejar as ações da comunicação em cada fase da campanha eleitoral. Elaborar um planejamento para a área da comunicação de uma campanha para  Governo do Estado, pensando nas fases que compõem uma campanha, de acordo com Ferraz. Produzir os principais materiais da campanha (mínimo 6 peças). Trabalho em grupo (máximo 4 integrantes) e tem peso 6,0. 

    Estrutura básica do planejamento

      - apresentação;

      - objetivos;

      -  ações e estratégias;

      - recursos (humanos, materiais, físicos);

      - cronograma;

      - responsáveis;

      - materiais de campanha;

      - orçamento previsto.

    Saiba o que é permitido e o que é proibido na propaganda eleitoral nas ruas e na internet

    https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Agosto/saiba-o-que-e-permitido-e-o-que-e-proibido-na-propaganda-eleitoral-nas-ruas-e-na-internet

  • Referências:

    • FERRAZ, Francisco. Manual Completo de Campanha Eleitoral. Porto Alegre: L&PM, 2008

  • Trabalho para recuperação da nota individual. Entregar até o dia 18/12. Peso: 4,0.