Contorno da seção

  • Queridos(as) estudantes!

    É uma alegria encontrar com vocês para o trabalho na componente que trata da docência e seu papel social, permeado pela inovação!

    Desejo que tenhamos, todos e todas, uma ótima formação nesse semestre.

    Abraços, professora Fran

  • Docência, inovação e sociedade através do cinema - Parte I: "O Último Vagão"

    A docência desempenha um papel fundamental na formação da sociedade e está em constante evolução. Para entender e abraçar as mudanças necessárias na prática educacional, é essencial refletir sobre as experiências e desafios enfrentados pelos educadores. O filme "O Último Vagão" oferece uma oportunidade única para explorar essas questões. Nesta proposta de trabalho, a missão é:

    • Assistir o filme “O Último Vagão”, disponibilizado a seguir;
    • Elaborar uma carta expressando impressões e reflexões sobre o filme, incluindo análises críticas das situações e dos personagens, com foco especial nas questões relacionadas à docência e à inovação educacional.

    Toda carta precisa de um destinatário. Tem alguma professora ou algum professor que tenha passado pela sua vida e que te marcou de alguma forma? Que tal escrever para ela ou ele?

    Bom trabalho!

    Filme "O Último Vagão"

    https://drive.google.com/file/d/1dv412_4j6bMv-cyvGuYskbErm1kp4W1u/

  • Docência, inovação e sociedade através do cinema - Parte II: "Aprovados"

    O processo de ensino-aprendizagem é fruto da relação que se estabelece entre o docente/educador, alunas e alunos e o ambiente em que ocorre esse processo. O filme “Aprovados” (2006) oferece uma ótima oportunidade para refletir sobre a educação como um todo a partir do olhar das e dos estudantes. O que estudar? Por que estudar? Para que estudar? Nesta proposta de trabalho, a missão é:

    • Assistir o filme “Aprovados”, disponibilizado a seguir;
    • Elaborar uma carta expressando impressões e reflexões sobre o filme, incluindo análises críticas das situações e dos personagens, com foco especial nas questões relacionadas à inovação educacional pelo olhar das alunas e alunos.

    Toda carta precisa de um destinatário. Que tal escolher um colega ou até uma amiga ou amigo para compartilhar a tua opinião sobre o assunto?

    Bom trabalho!

    Filma "Aprovados"

    https://drive.google.com/file/d/1ZwMbPBOMKK6Duj0XkKDaBD6J3DFSkfJX/

  • Abertura presencial da componente curricular

    Mobilização inicial. Apresentação e discussão do Plano de Ensino.

    Dinâmica em grupo e socialização coletiva do conhecimento

    O que vocês entendem por inovação?

  • Aprender em comunidade: leitura em grupos e esquema-síntese de ideias

    Na obra “Aprender em Comunidade”, o professor José Pacheco usa o gênero epistolar para estabelecer um diálogo entre educadores históricos do Brasil e professores da atualidade interessados em construir comunidades de aprendizagem. Nas 25 cartas escritas por ele e endereçadas a figuras que marcaram este país, Pacheco tem uma intenção clara: recordar aos educadores do presente que não podem ignorar o patrimônio de ideias e experiências do passado. Uma pergunta atravessa todas as cartas: por que é que falhamos? Por que razão não conseguimos pôr em prática os nossos ideais? Uma pergunta dura, mas necessária.

    Atividade

    A missão desta semana é em duplas ou trios. Cada dupla terá que:

    • Fazer a leitura das educadoras e educadores sorteados;
    • Realizar a síntese das principais ideias, feitos e conceitos e o que mais chamou sua atenção na leitura das cartas;
    • Construir um esquema para APRESENTAR em aula, no dia 19 de outubro (presencial).

    Grupos

    1. Mariana e Camila

    Cartas a Armanda Ribeiro (p. 24) e Fernando de Azevedo (p. 32)

    2. Entony, Igor e Andressa

    Cartas a Milton Santos (p. 42) e Nise da Silveira (p. 58)

    3. Paola, Marines e Chrystian

    Cartas a Darcy Ribeiro (p. 50) e Helena Antipoff (p. 84)

    4. Gabriella, Emilly e Rafael

    Cartas a Paulo Freire (p. 98) e Cecília Meireles (p. 106)

    5. Marina e Gabrielle

    Cartas a Anísio Teixeira (p. 72) e Maria Nilde Mascellani (p. 114)

    6. Letícia, Lisa e Manuela

    Cartas a Lauro de Oliveira Lima (p. 102) e Florestan Fernandes (p. 110)

    7. Micaeli 

    Cartas a Lourenço Filho

  • Organização das atividades assíncronas e da saída pedagógica à Escola Luiz Mercio Teixeira

    Encontro síncrono pelo link: http://meet.google.com/wmw-bbqu-bud

  • Vivência Pedagógica I: Escola Luiz Mércio Teixeira

    • Horário/pontos de encontro:

    Escola Luiz Mercio Teixeira, R. Monte Líbano, 39 - Bairro Getúlio Vargas, às 14h15min.

    • Leituras prévias:

    Leia o arquivo Expedição Luiz Mercio, disponível no final destas instruções, com informações sobre o diretor da escola e sobre aprender através das experiências.

    Do livro "Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional", disponível ao final destas instruções, leia os capítulos "Ambientação estética" de Nara Oliveira (p. 83) e "Consciência estética" de Simôni Gervasio (p. 91).

    • Construção de perguntas/questões/itens para a expedição:

    Em duplas ou trios (mesmos do trabalho anterior), construa questionamentos sobre inovação na educação. Utilize como texto base "Inovação na educação" de Helena Singer (2019), disponível no final destas instruções. 

    Durante a expedição, tenha em mente os seguintes questionamentos e anote pistas que possam ajudar a respondê-los futuramente: a partir da perspectiva da ideia de uma EDUCAÇÃO INOVADORA, o que podemos observar na Escola Luiz Mércio? E, com a observação, aprender sobre uma nova educação, a partir do que vimos na Escola Luiz Mércio? Quais são as “pistas” que esta escola nos dá?

    • Outras informações importantes:

    Durante a vivência, observem, escutem, cheirem, perguntem, fotografem e anotem e após, no portfólio, registrem os itens preparados para a observação. Considerar OBSERVAÇÃO - MEDIAÇÃO - EXPERIÊNCIA.

    ☑ O que levar:

    • Disposição;
    • Documento de identidade;
    • Portfólio e caneta/lápis para anotações;
    • Garrafa com água potável;
    • Máquina fotográfica/filmadora/celular (fortemente sugerido)
    • Algum lanche rápido;
    • Roteiro de observação.

    ☑ Como se vestir?

    Tênis ou botas confortáveis, apropriadas para pequenas caminhadas (lembrando que vamos explorar a escola).

  • Dia de Seminário!

    Seminário I – Socialização sobre estudo sobre brasileiros(as) inovadores(as).

    Tarefa: apresentação das Cartas, lidas e estudadas nos grupos.

  • Vivência Pedagógica II: Escola Frei Plácido – experiência de protagonismo estudantil/juvenil: “Equipe Lugar de Ciência – uma aventura na NASA”

    • Horário/pontos de encontro:

    Colégio Frei Plácido - Endereço: Avenida Gen Mallet, 1 - Centro, Bagé (na quadra do Cemitério, em direção à saída para Aceguá), às 14h45min.

    • Leituras prévias:

    Do livro "Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional", disponível ao final destas instruções, leia os capítulos "Ambientação estética" de Nara Oliveira (p. 83) e "Consciência estética" de Simôni Gervasio (p. 91).

    • Construção de perguntas/questões/itens para a expedição:

    Em duplos ou trios (mesmos do trabalho anterior), construa questionamentos sobre inovação na educação. Utilize como texto base "Inovação na educação" de Helena Singer (2019), disponível no final destas instruções. 

    Durante a expedição, tenha em mente os seguintes questionamentos e anote pistas que possam ajudar a respondê-los futuramente: a partir da perspectiva da ideia de uma EDUCAÇÃO INOVADORA, o que podemos observar na experiência dos estudantes da Frei Plácido? E, com a observação, aprender sobre uma nova educação, a partir do que vimos? Quais são as “pistas” que este grupo de estudantes jovens nos dá?

    • Outras informações importantes:

    Durante a vivência, observem, escutem, cheirem, perguntem, fotografem e anotem e após, no portfólio, registrem os itens preparados para a observação. Considerar OBSERVAÇÃO - MEDIAÇÃO - EXPERIÊNCIA.

    ☑ O que levar:

    • Disposição;
    • Documento de identidade;
    • Portfólio e caneta/lápis para anotações;
    • Garrafa com água potável;
    • Máquina fotográfica/filmadora/celular (fortemente sugerido)
    • Algum lanche rápido;
    • Roteiro de observação.
  • Encontro síncrono - continuação do Seminário I – Socialização sobre estudo sobre brasileiros(as) inovadores(as)

    • Tarefa: apresentação das Cartas, lidas e estudadas nos grupos: https://docs.google.com/document/d/1QpgUOZrlylaJmj8UI0XWvtLFUS84QIUq/edit
    • Demais atividades: 

    1. Orientação sobre as atividades no Moodle

    2. Orientação sobre a 3ª Vivência (dia 23/11, Caçapava do Sul) - organização do roteiro e documentos de viagem, horários, etc.

    3. Tarefa preparatória à 3ª vivência: leitura do texto "Território educativo: Como se tornar uma escola transformadora?" (Helena Singer) em https://educatrix.moderna.com.br/territorio-educativo-2/ 

  • Síntese das Vivências Pedagógicas - Conclusão da componente

    Depois de ter vivenciado as experiências de educação alternativa ou inovadora, na visita à Escola Luiz Mércio Teixeira (Bagé), na roda de conversa com "O pessoal da NASA" da Escola Frei Plácido e na visita à Comunidade de Aprendizagem "Escola da Floresta" (Caçapava), gostaríamos de compreender o que marcou vocês e o que enxergam como possibilidade para sua atuação docente no futuro.

    Leitura de apoio

    O texto da professora Helena Singer servirá de auxílio para poder compreender o que se espera ao pensar alternativas ou inovações no sentido pedagógico na educação transformadora.

    👉 Território educativo: Como se tornar uma escola transformadora?

    Pergunta norteadora para elaboração da síntese:

    "De que forma você elaboraria uma proposta de atividade para o ensino de línguas (inglês ou espanhol) que estivesse alinhado com uma proposta inovadora? Compreenda para isso as dimensões de conteúdo, didatização e avaliação"

    Você não foi em alguma vivência?

    Para aqueles que não participaram de alguma vivência, deixamos o seguinte material de apoio que pode servir de ajuda para compreenderem algumas pistas de educação alternativa ou inovadora que as experiências nos apresentam.

    👉 Jornal Escola-Patrimônio - Escola Luiz Mércio Teixeira

    👉 Alunos da Escola Frei Plácido na NASA

    👉 Avaliação na Escola da Floresta