Docência, Inovação e Sociedade
Perfilado de sección
-
Queridos(as) estudantes!
É uma alegria encontrar com vocês para o trabalho na componente que trata da docência e seu papel social, permeado pela inovação!
Desejo que tenhamos, todos e todas, uma ótima formação nesse semestre.
Abraços, professora Fran
-
Docência, inovação e sociedade através do cinema - Parte I: "O Último Vagão"
A docência desempenha um papel fundamental na formação da sociedade e está em constante evolução. Para entender e abraçar as mudanças necessárias na prática educacional, é essencial refletir sobre as experiências e desafios enfrentados pelos educadores. O filme "O Último Vagão" oferece uma oportunidade única para explorar essas questões. Nesta proposta de trabalho, a missão é:
- Assistir o filme “O Último Vagão”, disponibilizado a seguir;
- Elaborar uma carta expressando impressões e reflexões sobre o filme, incluindo análises críticas das situações e dos personagens, com foco especial nas questões relacionadas à docência e à inovação educacional.
Toda carta precisa de um destinatário. Tem alguma professora ou algum professor que tenha passado pela sua vida e que te marcou de alguma forma? Que tal escrever para ela ou ele?
Bom trabalho!
Filme "O Último Vagão"
https://drive.google.com/file/d/1dv412_4j6bMv-cyvGuYskbErm1kp4W1u/
-
Docência, inovação e sociedade através do cinema - Parte II: "Aprovados"
O processo de ensino-aprendizagem é fruto da relação que se estabelece entre o docente/educador, alunas e alunos e o ambiente em que ocorre esse processo. O filme “Aprovados” (2006) oferece uma ótima oportunidade para refletir sobre a educação como um todo a partir do olhar das e dos estudantes. O que estudar? Por que estudar? Para que estudar? Nesta proposta de trabalho, a missão é:
- Assistir o filme “Aprovados”, disponibilizado a seguir;
- Elaborar uma carta expressando impressões e reflexões sobre o filme, incluindo análises críticas das situações e dos personagens, com foco especial nas questões relacionadas à inovação educacional pelo olhar das alunas e alunos.
Toda carta precisa de um destinatário. Que tal escolher um colega ou até uma amiga ou amigo para compartilhar a tua opinião sobre o assunto?
Bom trabalho!
Filma "Aprovados"
https://drive.google.com/file/d/1ZwMbPBOMKK6Duj0XkKDaBD6J3DFSkfJX/
-
Abertura presencial da componente curricular
Mobilização inicial. Apresentação e discussão do Plano de Ensino.
Dinâmica em grupo e socialização coletiva do conhecimento
O que vocês entendem por inovação?
-
Aprender em comunidade: leitura em grupos e esquema-síntese de ideias
Na obra “Aprender em Comunidade”, o professor José Pacheco usa o gênero epistolar para estabelecer um diálogo entre educadores históricos do Brasil e professores da atualidade interessados em construir comunidades de aprendizagem. Nas 25 cartas escritas por ele e endereçadas a figuras que marcaram este país, Pacheco tem uma intenção clara: recordar aos educadores do presente que não podem ignorar o patrimônio de ideias e experiências do passado. Uma pergunta atravessa todas as cartas: por que é que falhamos? Por que razão não conseguimos pôr em prática os nossos ideais? Uma pergunta dura, mas necessária.
Atividade
A missão desta semana é em duplas ou trios. Cada dupla terá que:
- Fazer a leitura das educadoras e educadores sorteados;
- Realizar a síntese das principais ideias, feitos e conceitos e o que mais chamou sua atenção na leitura das cartas;
- Construir um esquema para APRESENTAR em aula, no dia 19 de outubro (presencial).
Grupos
1. Mariana e Camila
Cartas a Armanda Ribeiro (p. 24) e Fernando de Azevedo (p. 32)
2. Entony, Igor e Andressa
Cartas a Milton Santos (p. 42) e Nise da Silveira (p. 58)
3. Paola, Marines e Chrystian
Cartas a Darcy Ribeiro (p. 50) e Helena Antipoff (p. 84)
4. Gabriella, Emilly e Rafael
Cartas a Paulo Freire (p. 98) e Cecília Meireles (p. 106)
5. Marina e Gabrielle
Cartas a Anísio Teixeira (p. 72) e Maria Nilde Mascellani (p. 114)
6. Letícia, Lisa e Manuela
Cartas a Lauro de Oliveira Lima (p. 102) e Florestan Fernandes (p. 110)
7. Micaeli
Cartas a Lourenço Filho
-
Organização das atividades assíncronas e da saída pedagógica à Escola Luiz Mercio Teixeira
Encontro síncrono pelo link: http://meet.google.com/wmw-bbqu-bud
-
Vivência Pedagógica I: Escola Luiz Mércio Teixeira
- Horário/pontos de encontro:
Escola Luiz Mercio Teixeira, R. Monte Líbano, 39 - Bairro Getúlio Vargas, às 14h15min.
- Leituras prévias:
Leia o arquivo Expedição Luiz Mercio, disponível no final destas instruções, com informações sobre o diretor da escola e sobre aprender através das experiências.
Do livro "Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional", disponível ao final destas instruções, leia os capítulos "Ambientação estética" de Nara Oliveira (p. 83) e "Consciência estética" de Simôni Gervasio (p. 91).
- Construção de perguntas/questões/itens para a expedição:
Em duplas ou trios (mesmos do trabalho anterior), construa questionamentos sobre inovação na educação. Utilize como texto base "Inovação na educação" de Helena Singer (2019), disponível no final destas instruções.
Durante a expedição, tenha em mente os seguintes questionamentos e anote pistas que possam ajudar a respondê-los futuramente: a partir da perspectiva da ideia de uma EDUCAÇÃO INOVADORA, o que podemos observar na Escola Luiz Mércio? E, com a observação, aprender sobre uma nova educação, a partir do que vimos na Escola Luiz Mércio? Quais são as “pistas” que esta escola nos dá?
- Outras informações importantes:
Durante a vivência, observem, escutem, cheirem, perguntem, fotografem e anotem e após, no portfólio, registrem os itens preparados para a observação. Considerar OBSERVAÇÃO - MEDIAÇÃO - EXPERIÊNCIA.
☑ O que levar:
- Disposição;
- Documento de identidade;
- Portfólio e caneta/lápis para anotações;
- Garrafa com água potável;
- Máquina fotográfica/filmadora/celular (fortemente sugerido)
- Algum lanche rápido;
- Roteiro de observação.
☑ Como se vestir?
Tênis ou botas confortáveis, apropriadas para pequenas caminhadas (lembrando que vamos explorar a escola).
-
Dia de Seminário!
Seminário I – Socialização sobre estudo sobre brasileiros(as) inovadores(as).
Tarefa: apresentação das Cartas, lidas e estudadas nos grupos.
-
Vivência Pedagógica II: Escola Frei Plácido – experiência de protagonismo estudantil/juvenil: “Equipe Lugar de Ciência – uma aventura na NASA”
- Horário/pontos de encontro:
Colégio Frei Plácido - Endereço: Avenida Gen Mallet, 1 - Centro, Bagé (na quadra do Cemitério, em direção à saída para Aceguá), às 14h45min.
- Leituras prévias:
Do livro "Experiências didático-pedagógicas com educação estético-ambiental na formação acadêmico-profissional", disponível ao final destas instruções, leia os capítulos "Ambientação estética" de Nara Oliveira (p. 83) e "Consciência estética" de Simôni Gervasio (p. 91).
- Construção de perguntas/questões/itens para a expedição:
Em duplos ou trios (mesmos do trabalho anterior), construa questionamentos sobre inovação na educação. Utilize como texto base "Inovação na educação" de Helena Singer (2019), disponível no final destas instruções.
Durante a expedição, tenha em mente os seguintes questionamentos e anote pistas que possam ajudar a respondê-los futuramente: a partir da perspectiva da ideia de uma EDUCAÇÃO INOVADORA, o que podemos observar na experiência dos estudantes da Frei Plácido? E, com a observação, aprender sobre uma nova educação, a partir do que vimos? Quais são as “pistas” que este grupo de estudantes jovens nos dá?
- Outras informações importantes:
Durante a vivência, observem, escutem, cheirem, perguntem, fotografem e anotem e após, no portfólio, registrem os itens preparados para a observação. Considerar OBSERVAÇÃO - MEDIAÇÃO - EXPERIÊNCIA.
☑ O que levar:
- Disposição;
- Documento de identidade;
- Portfólio e caneta/lápis para anotações;
- Garrafa com água potável;
- Máquina fotográfica/filmadora/celular (fortemente sugerido)
- Algum lanche rápido;
- Roteiro de observação.
-
Encontro síncrono - continuação do Seminário I – Socialização sobre estudo sobre brasileiros(as) inovadores(as)
- Tarefa: apresentação das Cartas, lidas e estudadas nos grupos: https://docs.google.com/document/d/1QpgUOZrlylaJmj8UI0XWvtLFUS84QIUq/edit
- Demais atividades:
1. Orientação sobre as atividades no Moodle
2. Orientação sobre a 3ª Vivência (dia 23/11, Caçapava do Sul) - organização do roteiro e documentos de viagem, horários, etc.
3. Tarefa preparatória à 3ª vivência: leitura do texto "Território educativo: Como se tornar uma escola transformadora?" (Helena Singer) em https://educatrix.moderna.com.br/territorio-educativo-2/
-
Síntese das Vivências Pedagógicas - Conclusão da componente
Depois de ter vivenciado as experiências de educação alternativa ou inovadora, na visita à Escola Luiz Mércio Teixeira (Bagé), na roda de conversa com "O pessoal da NASA" da Escola Frei Plácido e na visita à Comunidade de Aprendizagem "Escola da Floresta" (Caçapava), gostaríamos de compreender o que marcou vocês e o que enxergam como possibilidade para sua atuação docente no futuro.
Leitura de apoio
O texto da professora Helena Singer servirá de auxílio para poder compreender o que se espera ao pensar alternativas ou inovações no sentido pedagógico na educação transformadora.
👉 Território educativo: Como se tornar uma escola transformadora?
Pergunta norteadora para elaboração da síntese:
"De que forma você elaboraria uma proposta de atividade para o ensino de línguas (inglês ou espanhol) que estivesse alinhado com uma proposta inovadora? Compreenda para isso as dimensões de conteúdo, didatização e avaliação"
Você não foi em alguma vivência?
Para aqueles que não participaram de alguma vivência, deixamos o seguinte material de apoio que pode servir de ajuda para compreenderem algumas pistas de educação alternativa ou inovadora que as experiências nos apresentam.
👉 Jornal Escola-Patrimônio - Escola Luiz Mércio Teixeira