A disciplina de Zoologia Aplicada está organizada em tópicos (descritos abaixo) nos quais abordaremos os principais grupos zoológicos, com enfoque para aqueles de cultivo na Aquicultura. Abordaremos além das características que compõem os grupos, também as principais técnicas para cultivo desses animais, quando se tratar de animais cultiváveis, ou as implicações que esses animais têm para a Aquicultura (animais pragas, patogênicos, alimentos).

Bem-vindos querid@s alun@s!

Utilizaremos este ambiente virtual de aprendizagem para complementar nossas aulas presenciais durante a discplina de ecologia.

Aqui estarão disponíveis os textos que discutiremos em aula, bem como diversas atividades que desenvolveremos durante nosso curso sobre Ecologia.

A ecologia pode ser definida como "o estudo científico da distribuição e abundância de organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância" (Townsend, Bergon & Harper, 2006).

Dentro do curso de Tecnologia em Aquicultura iremos compreender o estudo da ecologia sob o espectro dos problemas ambientais que as atividades de cultivo geram sobre os diferentes ambientes, com enfoque para os aquáticos. Discutiremos os conceitos ecológicos de maneira sistêmica, abordando problemas e (as possíveis soluções) do cotidiano de sistemas de cultivo de organismos aquáticos. Além disso, procuraremos discutir e apontar projetos de prevenção de problemas ambientais, com vistas a impactar o mínimo possível aqueles ambientes direta ou indiretamente ligados com as atividades de aquicultura.

Desejo a tod@s um ótimo curso!

Com carinho imagem
Professora Giselle