Ementa: Os fundamentos epistemológicos para a pesquisa, as principais tipologias de estudos científicos, como condição básica para a construção de planejamentos de pesquisa, busca de dados, interpretação dos dados e as formas de socialização dos conhecimentos produzidos. Comitê de Ética em Pesquisa da UNIPAMPA. Ética e pesquisa com animais. Normas técnicas da ABNT.
Compreensão dos pressupostos básicos da ação pedagógica, a partir do estudo das principais teorias que fundamentam a práxis educativa, nas perspectivas não-crítica, crítica e pós-crítica.
•Refletir sobre concepções teórico-práticas curriculares relacionadas à diversidade, identidade, etnicidade, planejamento, ação formativa e participação.
•Analisar criticamente os projetos político-pedagógicos (PPP) das escolas dos/as professores/as em formação acadêmico-profissional participantes do Curso de Especialização, a fim de reconhecer a presença da temática relacionada à ênfase do referido Curso.
•Identificar nos PPP proposições para a curricularização das leis e normativas referentes à temática Relações Étnico-Raciais.
•Apresentar e socializar  propostas de Interven-Ação com foco na ênfase do referido Curso.

Nesse espaço organizarmos as atividades práticas desenvolvidas, conhecimentos práticos-teóricos construídos nos distintos componentes curriculares do Curso de Ciências da Natureza. 

Esse espaço virtual da componente curricular "Diversidade de Vida I " é uma ampliação das possibilidades formativas do Curso de Ciências da Natureza.
Nesse ambiente, as discussões e aprendizagens compartilhadas continuam para além do espaço-tempo da sala de aula.

A componente curricular "Universo em Evolução e Vida na Terra", também disponível em ambiente virtual, na plataforma moodle, tem o intuito de que as investigações sobre as hipótese de origem da vida, os mecanismos de evolução, relacionada com a atuação profissional d@ Educador em Ciências da Natureza.

Desejamos que este espaço de aprendizagem virtual seja um ambiente rico de reflexões críticas e reformulações de idéias!