Enologia compõe o grupo de disciplinas eletivas do curso de Engenharia de Alimentos da UNIPAMPA. Essa disciplina pode ser definida como arte, ciência e tecnologia de elaborar vinhos, um ofício apaixonante para os Engenheiros de Alimentos, que exigie uma boa dose de conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como experiência e uma sensibilidade criativa na arte de exaltar e combinar sabores e aromas.

As Metas do Professor para essa disciplina são as seguintes:

1.Formar profissionais com conhecimentos e habilidades para trabalhar com a elaboração de vinhos e outros produtos derivados da uva.

2. Pessoas conscientes da enologia como elemento de transformação pessoal, daqueles que nos cercam e dos consumidores.

3. Proporcionar um ambiente de estudos onde a participação dos alunos seja o principal elemento pedagógico.

4. Garantir um processo de educação que contemple a dimensão técnico-científica para o mundo do trabalho e a dimensão política para a formação do cidadão.

Processamento de Alimentos de Origem Vegetal, disciplina obrigatória do oitavo período do curso de Engenharia de Alimentos. O objetivo principal dessa disciplina é de capacitar o aluno a desenvolver conhecimentos e habilidades no processamento de alimentos de origem vegetal.

A disciplina de Embalagens para Alimentos tem por objetivos capacitar o aluno a desenvolver conhecimentos e habilidades na aplicação de embalagens na indústria de alimentos. A ementa da disciplina é composta pelos seguintes tópicos:

  • História e função das embalagens na indústria de alimentos;
  • Embalagens plásticas, metálicas, celulósica e de vidro;
  • Sistemas de embalagens;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Controle de qualidade;
  • Planejamento e legislação.

A disciplina de Planejamento e Projetos da Indústria de Alimentos I tem por objetivo capacitar o aluno a desenvolver conhecimentos e habilidades no planejamento e projetos de indústria alimentícias. Além disso, permitirá ao aluno:

- Desenvolver projetos da indústria de alimentos;

- Aplicar conhecimentos de mercado e processos para elaborar um projeto básico;

- Identificar, caracterizar materiais e equipamentos para o processo;

- Caracterizar o arranjo físico, a localização industrial;

- Proceder a avaliação econômica do projeto;

- Elaborar um anteprojeto da indústria de alimentos com aspectos tecnológicos, econômicos e sociais.