Este curso busca apresentar conceitos teóricos e práticos do processo de desenvolvimento de uma API com arquitetura multi-tenant utilizando o framework ASP.NET Core. A API irá permitir que usuários cadastrados realizem a inserção/edição/exclusão de propriedades rurais. Possibilitando assim, a geração de relatórios da previsão meteorológica para a região das propriedades por meio da API do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.

Curso de Formação Projeto Mulheres nas Engenharias: A Práxis Pedagógica em Energia e Meio Ambiente para Educação Básica

Carga horária:

40h Moodle

04h Meeting

Público Alvo: 

Professoras de Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizantes; e, alunas a partir do 6a. ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Introdução:

Em relação ao gênero, atualmente existe um maior percentual de mulheres com formação superior em relação aos homens, 33,9% e 27,7%, respectivamente (IBGE, 2016). Embora o maior número de ingressantes sejam mulheres, estas normalmente optam por áreas diversas daquelas das engenharias e áreas correlatas. Os cursos ligados às ciências exatas, entre os quais as engenharias, têm historicamente a maioria de suas vagas preenchidas pelo gênero masculino, no entanto, a participação feminina no mercado da engenharia vem aumentando, sendo que em 2003, representavam 16,8% do total dos empregados; em 2009, eram 18,7%; e em 2013, 20,8% (DIEESE, 2015). Nesse cenário, o foco do desenvolvimento do curso é as Engenharias, enquanto o objeto é o rompimento das barreiras sociais e culturais impostas historicamente ao gênero feminino com objetivos claros de fomentar à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de engenharias despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica  por estas profissões e estimular as graduandas do Ensino Superior à permanecer nestes cursos; enquanto, nas professoras da Educação Básica das áreas de ciências exatas e matemática encorajá-las a trabalhar estas questões com o desenvolvimento da práxis pedagógica. 

A práxis, dentro da concepção adotada, só pode ser assim concebida, quando uma teoria embasa a prática e encontra nesta prática elementos que possibilitem o reestruturar-se constantemente para voltar à prática e promover transformações efetivas sobre a realidade. Uma prática repleta de necessidades contribui para que a teoria se desenvolva cada vez mais. Pois,

Quando entendemos que a prática será tanto mais coerente e consistente, será tanto mais qualitativa, será tanto mais desenvolvida quanto mais consistente for a teoria que a embasa, e que uma prática será transformada à medida que exista uma elaboração teórica que justifique a necessidade da sua transformação e que proponha as formas de transformação, estamos pensando a prática a partir da teoria. Mas é preciso também fazer o movimento inverso, ou seja, pensar a teoria a partir da prática, porque se a prática é o fundamento da teoria, seu critério de verdade e sua finalidade, isto significa que o desenvolvimento da teoria depende da prática (SAVIANI, 2005, p.107).

Objetivo:

Fomentar à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do Ensino Superior por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica através dos temas Bioenergia, Educação Ambiental, suas aplicações e processos; e, propor as professoras de escolas de Educação Básica da área de ciências e matemática a trabalhar com estas questões através da práxis pedagógica.

Conteúdo Programático:

  • Introdução – Atividade: Projeto na Escola (4h)
  • Módulo 1: Introdução as Engenharias e suas áreas (6h)
  • Módulo 2: –  Educação Ambiental (6h)
  • Módulo 3: Processos de Bioenergia (6h)
  • Módulo 4: Exemplificação da práxis pedagógica (6h)
  • Módulo 5: A práxis – (12h)

Ministrantes (Professoras):

  • Dra. Cristine Machado Schwanke (Enga. Mecânica)
  • Dra. Juliana Young (Geóloga)

Tutoras:

  • Ingrid Augusto Caneca da Silva
  • Mariana Sodré Castrillon

Curso Produção de Biodiesel e Educação Ambiental

Carga horária: 32h

Público Alvo: Pessoas com interesse de conhecer a área, professores de escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizantes, cursos técnicos, servidores e acadêmicos de Universidades e Institutos. Comunidade externa.

Introdução:

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel. Entre elas estão à mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão, também vários resíduos como casca de arroz, óleo de fritura, etc. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e gordura suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.

Esse biocombustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que geram energia.

O biodiesel emite 98% menos gás carbônico (CO²) do que o petróleo. O produto não é tóxico e é cem vezes mais biodegradável que o diesel fóssil, derivado do óleo cru. Além disso, sua combustão não exala fumaça preta nem odores fortes.

Acompanhando o movimento mundial, o Brasil dirigiu sua atenção no final da década de 1990 aos projetos destinados à pesquisa do biodiesel. No entanto, foi a partir do lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, pelo Governo Federal, que o biodiesel avançou significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e inclusão social.

Objetivo:

Proporcionar aos alunos conhecimento da produção de biodiesel e de educação ambiental. Proporcionar uma formação adequada para que seja disseminado o conhecimento e exercido de forma ética e ambientalmente correta.

Conteúdo Programático:

  • Introdução – Atividades (2h)
  • Processos de produção de biodiesel – Atividades (6h)
  • Matéria-prima e Resíduos do processo –  Atividades (6h)
  • Qualidade do biodiesel e Utilização do biodiesel –  Atividades (4h)
  • Educação Ambiental –  Atividades (4h)
  • Aula Presencial: Oficina (prática) – (4h)
  • Aula Presencial: Palestras -  (4h)

 

Ministrantes (Professores):

  • Dra. Cristine Machado Schwanke (Enga. Mecânica)
  • MSc. Juliana Young (Geóloga)