Curso Produção de Biodiesel e Educação Ambiental

Carga horária: 32h

Público Alvo: Pessoas com interesse de conhecer a área, professores de escolas de ensino fundamental, médio e profissionalizantes, cursos técnicos, servidores e acadêmicos de Universidades e Institutos. Comunidade externa.

Introdução:

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente com álcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel. Entre elas estão à mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão, também vários resíduos como casca de arroz, óleo de fritura, etc. Matérias-primas de origem animal, como o sebo bovino e gordura suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.

Esse biocombustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetas, automóveis e também motores de máquinas que geram energia.

O biodiesel emite 98% menos gás carbônico (CO²) do que o petróleo. O produto não é tóxico e é cem vezes mais biodegradável que o diesel fóssil, derivado do óleo cru. Além disso, sua combustão não exala fumaça preta nem odores fortes.

Acompanhando o movimento mundial, o Brasil dirigiu sua atenção no final da década de 1990 aos projetos destinados à pesquisa do biodiesel. No entanto, foi a partir do lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em dezembro de 2004, pelo Governo Federal, que o biodiesel avançou significativamente, tornando-se um valioso instrumento de geração de riqueza e inclusão social.

Objetivo:

Proporcionar aos alunos conhecimento da produção de biodiesel e de educação ambiental. Proporcionar uma formação adequada para que seja disseminado o conhecimento e exercido de forma ética e ambientalmente correta.

Conteúdo Programático:

  • Introdução – Atividades (2h)
  • Processos de produção de biodiesel – Atividades (6h)
  • Matéria-prima e Resíduos do processo –  Atividades (6h)
  • Qualidade do biodiesel e Utilização do biodiesel –  Atividades (4h)
  • Educação Ambiental –  Atividades (4h)
  • Aula Presencial: Oficina (prática) – (4h)
  • Aula Presencial: Palestras -  (4h)

 

Ministrantes (Professores):

  • Dra. Cristine Machado Schwanke (Enga. Mecânica)
  • MSc. Juliana Young (Geóloga)