Opções de inscrição

Carga Horária:
Presencial: 60h (Teórica: 30h, Prática: 30h); Não Presencial: 00h; Total: 60h.


Pré-requisitos:
Não se aplica.


Objetivo:
Aprender os conceitos básicos relacionados ao desenvolvimento de software para dispositivos móveis, realizando projetos de pesquisas atuais existentes dentro da computação móvel, bem como conhecer as plataformas tecnológicas mais utilizadas atualmente. Aprofundar-se no desenvolvimento de software para a plataforma Android.


Ementa:
Introdução à computação móvel, pervasiva e ubíqua. Tipos de dispositivos móveis. Configurações de dispositivos. Ambiente para desenvolvimento de aplicações. Emuladores. Banco de dados no dispositivo móvel. Discutir projetos de pesquisa em computação móvel.


Bibliografia Básica:
LECHETA, R. R. Google Android Aprenda a Criar Aplicações para Dispositivos Móveis. São Paulo: Novatec, 2009.
JOHNSON, T. M. Java para Dispositivos Móveis: desenvolvendo aplicações com J2ME. São Paulo: Novatec, 2008.
MUCHOW, J. W. Core J2ME: tecnologia e Midp. São Paulo: The Sun Microsystems Press, 2006.

Bibliografia Complementar:

DEITEL, P. J.; DEITEL, H. M. Java: como programar. 8.ed. São Paulo: Pearson, 2010.
RICHARDSON, W. C.; S. SCHRAGER, D. A. adn; MITCHELL, M. W.; SCANLON, J. Professional Java JDK. 6.ed. Hoboken: Wiley, 2007.
SAMPAIO, C. Guia do Java Enterprise Edition 5. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
TEAM, A. Android: getting started. Disponível em: https://goo.gl/93HNvp. Acesso em:30 de junho de 2017.

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