Carga Horária:
Presencial: 60h (Teórica: 30h, Prática: 30h); Não Presencial:
00h; Total: 60h.
Pré-requisitos:
Não se aplica.
Objetivo:
Aprender os conceitos básicos relacionados ao desenvolvimento de
software para dispositivos móveis, realizando projetos de
pesquisas atuais existentes dentro da computação móvel, bem
como conhecer as plataformas tecnológicas mais
utilizadas atualmente. Aprofundar-se no desenvolvimento de
software para a plataforma Android.
Ementa:
Introdução à computação móvel, pervasiva e ubíqua. Tipos de
dispositivos móveis. Configurações de dispositivos. Ambiente para
desenvolvimento de aplicações. Emuladores. Banco de dados no
dispositivo móvel. Discutir projetos de pesquisa
em computação móvel.
Bibliografia Básica:
LECHETA, R. R. Google Android Aprenda a Criar Aplicações para
Dispositivos Móveis. São Paulo: Novatec, 2009.
JOHNSON, T. M. Java para Dispositivos Móveis: desenvolvendo
aplicações com J2ME. São Paulo: Novatec, 2008.
MUCHOW, J. W. Core J2ME: tecnologia e Midp. São Paulo: The Sun
Microsystems Press, 2006.
Bibliografia Complementar:
DEITEL, P. J.; DEITEL, H. M. Java: como programar. 8.ed. São
Paulo: Pearson, 2010.
RICHARDSON, W. C.; S. SCHRAGER, D. A. adn; MITCHELL, M. W.;
SCANLON, J. Professional Java JDK. 6.ed. Hoboken: Wiley,
2007.
SAMPAIO, C. Guia do Java Enterprise Edition 5. Rio de Janeiro:
Brasport, 2007.
SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos usando
Java. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
TEAM, A. Android: getting started. Disponível em:
https://goo.gl/93HNvp. Acesso em:30 de junho de 2017.
- Professor(a): Fabio Paulo Basso