1. Apresentação da Disciplina e Explanação do Plano de Ensino. Debates Iniciais sobre a Pesquisa Científica. A Conceituação de Ciência. |
2. Metodologia e Epistemologia. O Trabalho Científico: Definição da temática e delimitação do tema; Elaboração do problema de pesquisa e da(s) hipótese(s); Construção do objeto (objetivos geral e específicos) e a justificativa. |
3. Métodos Científicos. Abordagem Qualitativa e Quantitativa. Marco Teórico e Modelo de Análise. Interdisciplinaridade na Pesquisa. |
4. Filtragem de referencial teórico (referências): uso de plataformas como Google Acadêmico, SciELO, Academia.Edu, Portal Capes, Libgen etc.; Leituras e Fichamentos. Modelos de Fichamentos. Normas de Produção Acadêmica: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outras. |
5. A produção do conhecimento jurídico. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Pesquisa Empírica: enquete e amostra. As Etapas da Pesquisa: levantamento de dados, registro de informações e redação de relatório. |
6. A Elaboração de um Projeto de Pesquisa: estrutura e conteúdo. Estudo dirigido: divisão da turma em grupos (trios ou duplas de alunos/as) para a Elaboração de um Projeto de Resumo Expandido (P1). |
7. Artigo Científico e Resumo Expandido. Reunião dos grupos já determinados (trios ou duplas de alunos/as) para o início da elaboração do Resumo Expandido (P1). |
8. O Trabalho Monográfico. As especificidades de um texto monográfico. Trabalho de Conclusão de Curso. Discussões dialógicas em grupo. |
9. Aula Presencial para Elaboração do Resumo Expandido (P1) em grupos. |
10. Aula à Distância (EaD) para Elaboração do Resumo Expandido (P1) em grupos. |
1ª Avaliação e Atividade de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem. |
Encerramento do componente curricular de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. 2ª Avaliação. |
- Professor(a): Aline Michele Pedron Leves