MONITORIA DE APOIO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS ACESSÍVEIS
Section outline
-
Sejam bem-vindos(as) \o/
Esta é a formação para bolsistas e coordenadores locais da Chamada Interna da Prograd 05/2022 - MONITORIA DE APOIO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS ACESSÍVEIS.
A chamada destina-se à realização de ações de apoio aos docentes relacionadas à adequação dos materiais educacionais digitais às orientações de acessibilidade, com vistas a minimizar barreiras comunicacionais e de acesso ao conhecimento no ambiente de ensino-aprendizagem, em consonância com o disposto na LBI de 2015, artigo 3º, inciso IV, alínea “d”.
Informações sobre a formação:
- Período de desenvolvimento: 13/07/2022 a 09/09/2022;
- Modalidade: a distância
- Encontros síncronos: Serão agendados, conforme a necessidade, e terão o objetivo de compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas.
- Certificação: Os participantes que acessarem os materiais de apoio e concluírem as atividades até o dia 09/09/2022 receberão certificado de 40 horas.
Fiquem ligados no Fórum Avisos, por meio dele informarei as datas das aulas síncronas, sobre as atividades e o que mais for necessário.
Vamos usar o Fórum Espaço de Comunicação para compartilharmos conhecimentos, ideias, sugestões, dúvidas, experiências, materiais, links...
Se tiverem alguma dúvida específica, que a turma não possa ajudar a resolver, podem entrar em contato por mensagem, pelo Moodle.
Estarei em férias de 11/7/2022 a 12/08/2022, deixarei materiais de apoio e atividades para desenvolverem nesse período. Ao retornar, agendarei um encontro síncrono para conversarmos.
Abraço e ótima formação!
Daniele dos Anjos Schmitz
-
-
Opened: Tuesday, 23 August 2022, 12:00 AM
Identifique em seu câmpus:
- Quantos estudantes com deficiência ou outras necessidades?
- Quais são as deficiências ou necessidades?
Pesquise com os estudantes:
- De que forma eles tem mais facilidade para aprender (texto, vídeo, imagem, esquemas, mapas mentais, áudio, etc)?
- Se utilizam tecnologia assistiva, quais?
- Quais as dificuldades encontradas para acesso ao conteúdo e para aprendizagem?
- Quais estratégias considera importante os professores utilizarem?
* Bolsistas e coordenadores locais podem incluir mais perguntas.
-
- Enviar e-mail a todos os coordenadores de curso/docentes se apresentando, informando o objetivo da chamada e se colocando à disposição para dar apoio aos docentes na acessibilização dos materiais educacionais digitais.
- Compartilhe as demandas recebidas, a solicitação do docente e suas ideias para acessibilizar o material.
- Cada bolsista pode contribuir indicando estratégias para acessibilização do material.
-