Contorno da seção

  • Sejam bem-vindos(as) \o/

    Esta é a formação para bolsistas e coordenadores locais da Chamada Interna da Prograd 05/2022 - MONITORIA DE APOIO À PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS ACESSÍVEIS.

    A chamada destina-se à realização de ações de apoio aos docentes relacionadas à adequação dos materiais educacionais digitais às orientações de acessibilidade, com vistas a minimizar barreiras comunicacionais e de acesso ao conhecimento no ambiente de ensino-aprendizagem, em consonância com o disposto na LBI de 2015, artigo 3º, inciso IV, alínea “d”.

    Informações sobre a formação:

    • Período de desenvolvimento: 13/07/2022 a 09/09/2022;
    • Modalidade: a distância
    • Encontros síncronos: Serão agendados, conforme a necessidade, e terão o objetivo de compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas. 
    • Certificação: Os participantes que acessarem os materiais de apoio e concluírem as atividades até o dia 09/09/2022 receberão certificado de 40 horas.

    Fiquem ligados no Fórum Avisos, por meio dele informarei as datas das aulas síncronas, sobre as atividades e o que mais for necessário.

    Vamos usar o Fórum Espaço de Comunicação para compartilharmos conhecimentos, ideias, sugestões, dúvidas, experiências, materiais, links... 

    Se tiverem alguma dúvida específica, que a turma não possa ajudar a resolver, podem entrar em contato por mensagem, pelo Moodle.

    Estarei em férias de 11/7/2022 a 12/08/2022, deixarei materiais de apoio e atividades para desenvolverem nesse período. Ao retornar, agendarei um encontro síncrono para conversarmos.

    Abraço e ótima formação!

    Daniele dos Anjos Schmitz

    • Aberto: terça-feira, 23 ago. 2022, 00:00

      Identifique em seu câmpus:

      • Quantos estudantes com deficiência ou outras necessidades?
      • Quais são as deficiências ou necessidades?

      Pesquise com os estudantes:

      • De que forma eles tem mais facilidade para aprender (texto, vídeo, imagem, esquemas, mapas mentais, áudio, etc)?
      • Se utilizam tecnologia assistiva, quais?
      • Quais as dificuldades encontradas para acesso ao conteúdo e para aprendizagem?
      • Quais estratégias considera importante os professores utilizarem?

      * Bolsistas e coordenadores locais podem incluir mais perguntas.

       

      • Enviar e-mail a todos os coordenadores de curso/docentes se apresentando, informando o objetivo da chamada e se colocando à disposição para dar apoio aos docentes na acessibilização dos materiais educacionais digitais.
      • Compartilhe as demandas recebidas, a solicitação do docente e suas ideias para acessibilizar o material.
      • Cada bolsista pode contribuir indicando estratégias para acessibilização do material.