Estudo do processo de produção gráfica, da concepção ao produto acabado, destacando os recursos tecnológicos envolvidos e a influência do conhecimento desses recursos sobre a qualidade do produto gráfico. Oferecer noções de estilo, estrutura e conteúdo necessários ao planejamento gráfico.
Tem como objetivos promover a reflexão sobre a necessidade do conhecimento dos meios e materiais de produção gráfica para fundamentar o exercício do Design Gráfico; Instrumentar conceitualmente os alunos quanto aos elementos estruturais do universo gráfico, capacitando-os a acompanhar a rápida evolução da tecnologia gráfica; Conhecer os processos de impressão gráfica, tipos de impressoras, composição gráfica, originais de impressão, elementos da composição e impressão gráfica e fundamentos do planejamento gráfico-visual.

Esse componente estuda os conceitos introdutórios relacionados ao marketing e a sua aplicabilidade à realidade empresarial. Tem como objetivos discutir os principais conceitos relacionados ao marketing possibilitando o reconhecimento e a identificação de fatores externos e internos às empresas a fim de permitir a implementação de atividades pertinentes ao mix de marketing.

Introdução ao estudo do comportamento de compra do consumidor, efeitos da publicidade no comportamento do consumidor e segmentação de mercado. Analisar o comportamento do consumidor. Entender os conceitos de público-alvo, clientes e consumidor. Compreender os elementos que influenciam o comportamento de compra e consumo. Identificar os diferentes tipos e papéis do consumidor. Identificar o processo de decisão de compra. Reconhecer as necessidades e desejos dos clientes. Implementar estratégias de segmentação. Compreender a dinâmica dos grupos/nichos segmentados. Compreender o conceito de valor agregado. Identificar atributos do produto que são importantes e determinantes da compra.
Tem como objetivos compreender o comportamento do consumidor através de sua perspectiva teórica e, a partir disso, propor e contribuir com os esforços do anunciante dirigidos aos consumidores. Apresentar, analisar e discutir os modelos de comportamento do consumidor e do comprador organizacional e suas implicações nas empresas e na sociedade, principalmente aquelas ligadas à psicologia do comportamento.

As manifestações culturais na mídia e as apropriações culturais nos processos de recepção. A mídia como elemento de mediação cultural. A produção de sentidos na poética dos discursos midiáticos e na estética da recepção. Os processos de interpretação, marcados por mediações culturais, em uma articulação entre texto e contexto. Culturas híbridas e transculturalidades. As matrizes teóricas dos Estudos de recepção, dos estudos de audiência ao modelo das mediações.
Tem como objetivo desenvolver, no aluno, o conhecimento sobre as perspectivas teórico-metodológicas que problematizam as relações entre a mídia e seus receptores. Adquirir a capacidade de compreender e elaborar estudos sobre recepção das mídias. Desenvolver a capacidade de refletir sobre as audiências e suas práticas.