Apresentação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Nesta edição, o Enade avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química. 

O Inep aplicará um novo formato do exame conforme os procedimentos estabelecidos na Portaria nº 611, de 27 de junho de 2024. As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso. Além de um novo modelo de itens, o exame contará com a avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios. Ou seja, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas. Os procedimentos relativos à avaliação prática irão ocorrer em dois períodos: o primeiro, ainda em 2024, e o segundo, em 2025.

As Matrizes de Referência de cada área de avaliação das provas do Enade das Licenciaturas 2024 estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados na prova. Elas indicam, ainda, a estrutura das provas, que, a partir da edição de 2024, serão constituídas por um componente de Formação Geral Docente (comum a todas as licenciaturas) e por um componente específico de cada área. Esses documentos estruturam e apoiam os trabalhos da equipe do Instituto e das Comissões Assessoras de Área (CAAs) na montagem dos instrumentos avaliativos do exame.

O exame de avaliação teórica será aplicado no dia 24 de novembro às 13h (horário de Brasília) e é obrigatório para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica.