HIDROLOGIA - Prof. Nelson
Contorno da seção
-
Bem-vindos ao ambiente virtual de Hidrologia!
-
Realizar a mão, assinando cada folha, incluindo rascunhos, digitalizar e postar aqui. O texto estará sendo atualizado acrescentando novos itens de realização opcional para quem precisa de créditos.
-
-
Estudo do Ciclo Hidrológico e Variáveis principais e suas relações
E
-
Como tema de pesquisa e extensão temos a aplicação do Modelo SWAT em escala regional. Contribua desenvolvendo as atividades propostas, nas quais cada participante analisa e explica algum aspecto específico do modelo. O SWAT está baseado nos melhores modelos físico-matemáticos dos processos e ciclos que acontecem nas bacias hidrográficas.
-
Em particular existe interesse em explicações sobre os modelos físicos de uso do modelo climático WGEN ou sobre cálculo de concentração de sedimentos ou nutrientes ou agroquímicos ou bactérias.
-
Espaço para colocar documentos de texto com o link para o documento Google que contém suas programações dos cálculos hidrológicos. As explicações sobre os conceitos envolvidos, sobre as relações expressas no algoritmo utilizado e a análise dos resultados aumentam ainda mais a nota. O objetivo é emitir um "parecer ou laudo técnico" sobre o assunto analisado. É melhor adicionar as partes conforme ficam prontas, sem esperar a ter tudo pronto.
-
Extrato da documentação teórica do SWAT explicando o cálculo do tempo de concentração e seu uso no modelo, para análise em forma de relatório e para programação no SCILAB.
-
Material pesquisado ou selecionado para o vídeo ou complementar.
-
-
Este trabalho é uma oportunidade de aplicar a física e contribuir em pesquisas em andamento que relacionam variáveis físicas contidas na assinatura espectral registrada em imagens de satélite com variáveis da vegetação, da água e do solo observadas a campo.
Em particular trabalharemos associando o índice de vegetação normalizado (NDVI) obtido por sensoriamento remoto com as informações a campo obtidas para as safras 2018/19, 2019/20 e/ou outras anteriores, para as culturas do arroz e soja preferencialmente, mas também podem ser outras culturas das quais se possuam boas informações.
Outra pesquisa é referente ao uso do índice de água normalizado (NDWI) para correlação com a batimetria de barragens.
Para contribuir com as pesquisas, cada aluno deve apresentar os dados de um talhão ou barragem diferente ao dos colegas, embora possam ser da mesma propriedade.
Serão discutidos em aula alguns resultados sobre os locais apresentados por cada um.
-
Envie aqui:
Etapa 1 - 30 pontos - Anexar aqui em arquivo de texto o Nome da Propriedade Rural e responsáveis; Coordenadas geográficas de um ponto interno do talhão; Limites do talhão desenhados no Google Earth e salvos como arquivo .kml ;
Etapa 2 - 30 pontos - Cultura e tipo de cultivar plantada na safra 2017/18 e 2016/17 e outras se tiver; Incluir data de semeadura, datas dos principais manejos (entrada da água, adubação, herbicidas, fungicidas) e data de maturação e colheita. Complementar: datas aproximadas ou dias após a semeadura ou dias após a emergência dos principais estádios fenológicos, mesmo que sejam aproximados.
Etapa 3 - 40 pontos - Produtividade média ou mapa de produtividade do talhão em cada safra; outras informações como análises de solos e mapas oriundos de agricultura de precisão
EM ANEXO UMA TABELA DE APOIO PARA RECOLHER OS DADOS -
DADOS A SOLICITARLOCALIZAÇÃO LATITUDE E LONGITUDE, Município, DistritoNome da barragem, propriedade e proprietário ou usuárioProfundidade máximaProfundidade médiaVolume totalVolume útilQuadras de arroz que consegue abastecer.Área do espelho de águaAno de construçãoAno de coleta dos dadosLevantamento batimétricoCurvas de nível ou cotas com localizaçãoAno de mínimo volumeAno de máximo volumeSe os dados são aproximados, puxados da cabeça de um gerente ou dono de propriedade ou de vocês mesmos também servem, mas devem me informar.Se conseguirem dados precisos ou inclusive batimetria seria muito legal.
-
-
Espaço para comentários, avaliação da disciplina e professor e autoavaliação.
-
Espaço liberado para comentários dos alunos online sobre o curso ou o que quiserem. É muito importante para todos nós! Sejam naturais e sinceros! VALE NOTA!
1) Descreva aspectos positivos do trabalho na disciplina em sala de aula e fora da aula.
2) Avalie sua participação com uma nota global de 0 a 100 %.
3) Avalie o ambiente de aprendizado, incluindo o professor.
4) Comentários livres e sugestões.
-