Permacultura
Section outline
-
O que é permacultura?
Como surgiu?
Quais as diretrizes?
Como usar a técnica de permacultura para melhorar o ambiente escolar.
Vídeo : Power Community: How Cuba Survived Peak Oil
RESUMO
Permacultura, do inglês, Permanent Agriculture, surgiu pelo inglês Bill Mollison na década de 70, o qual vivendo, por opção, distante do sistema de sociedade atual optou por contribuir com algo positivo a esse sistema, embora dele não participasse, visto o esgotamento da fauna e flora no interior da Austrália. Vivendo distante dos hábitos de consumo desenfreado e produção de lixo desmedida, Bill pensando em voltar a conviver em sociedade decidiu-se voltar, porém, com uma contribuição positiva a ela.
Então, nasce a ideia de, juntamente a David Holmgren, criar sistemas de florestas produtivas em substituição às monoculturas largamente aplicadas pela Agricultura.
Assim, a partir da imitação de florestas naturais do ambiente em questão, percebeu-se a possibilidade de sistemas altamente produtivos que pudessem recuperar o ecossistema local.
“Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza”- Bill Mollison.
A partir da definição de Bill vê-se o enfoque dado pela Permacultura ao Meio Ambiente.
Em 10 ano implantou-se esse sistema em todos os continentes e, viu-se a necessidade de considerar outros sistemas vitais para sobrevivência humana, como: sistema monetário, urbano, crenças e sociais. Então chamada Permanent Culture.Atualmente conta-se com mais 10000 praticantes em todos os continentes, além 220 professores. No Brasil, em específico, ela surgiu em 1992, por meio de curso ministrado por Bill.
Inspirada na prática de “Cuidar da Terra, cuidar dos homens e compartilhar excedentes”, a Permacultura acredita na interação do indivíduo e ambiente pelo uso intensivo de todos os espaços, pelo aproveitamento e geração de energia, além da reciclagem de todos os produtos – dessa forma, a poluição seria zero. Agrega-se, também, a cooperação entre os homens para resolver problemáticas de nosso planeta.
Têm-se como sua linha de ação seus princípios: Princípios Éticos e Princípios de Planejamento.
Diversos ambientes estão aptos de melhor interação a partir dos princípios da Permacultura. Tendo o ambiente escolar como destaque, deve-se aplicar os Princípios da Permacultura nesse ambiente. Sabe-se que o estabelecimento de regras age eficazmente em diversos ambientes, tendo em visto a imposição de limites que previnem o desrespeito de semelhante a outro. Assim, a aplicação desses princípios no ambiente escolar, a princípio, estabelece regras de conscientização, e futuramente, sensibilização. Visto sua notável eficácia.Logo, a Permacultura não se restringe a agricultura. Ela visa a eficaz relação entre indivíduo e ambiente. Proporcionando qualidade aos dois, isento do caráter devastador do consumo desenfreado e irresponsável do espaço.