Contorno da seção

  • Aprender em comunidade: leitura em grupos e esquema-síntese de ideias

    Na obra “Aprender em Comunidade”, o professor José Pacheco usa o gênero epistolar para estabelecer um diálogo entre educadores históricos do Brasil e professores da atualidade interessados em construir comunidades de aprendizagem. Nas 25 cartas escritas por ele e endereçadas a figuras que marcaram este país, Pacheco tem uma intenção clara: recordar aos educadores do presente que não podem ignorar o patrimônio de ideias e experiências do passado. Uma pergunta atravessa todas as cartas: por que é que falhamos? Por que razão não conseguimos pôr em prática os nossos ideais? Uma pergunta dura, mas necessária.

    Atividade

    A missão desta semana é em duplas ou trios. Cada dupla terá que:

    • Fazer a leitura das educadoras e educadores sorteados;
    • Realizar a síntese das principais ideias, feitos e conceitos e o que mais chamou sua atenção na leitura das cartas;
    • Construir um esquema para APRESENTAR em aula, no dia 19 de outubro (presencial).

    Grupos

    1. Mariana e Camila

    Cartas a Armanda Ribeiro (p. 24) e Fernando de Azevedo (p. 32)

    2. Entony, Igor e Andressa

    Cartas a Milton Santos (p. 42) e Nise da Silveira (p. 58)

    3. Paola, Marines e Chrystian

    Cartas a Darcy Ribeiro (p. 50) e Helena Antipoff (p. 84)

    4. Gabriella, Emilly e Rafael

    Cartas a Paulo Freire (p. 98) e Cecília Meireles (p. 106)

    5. Marina e Gabrielle

    Cartas a Anísio Teixeira (p. 72) e Maria Nilde Mascellani (p. 114)

    6. Letícia, Lisa e Manuela

    Cartas a Lauro de Oliveira Lima (p. 102) e Florestan Fernandes (p. 110)

    7. Micaeli 

    Cartas a Lourenço Filho