4º encontro: 21 setembro
Contorno da seção
-
Aprender em comunidade: leitura em grupos e esquema-síntese de ideias
Na obra “Aprender em Comunidade”, o professor José Pacheco usa o gênero epistolar para estabelecer um diálogo entre educadores históricos do Brasil e professores da atualidade interessados em construir comunidades de aprendizagem. Nas 25 cartas escritas por ele e endereçadas a figuras que marcaram este país, Pacheco tem uma intenção clara: recordar aos educadores do presente que não podem ignorar o patrimônio de ideias e experiências do passado. Uma pergunta atravessa todas as cartas: por que é que falhamos? Por que razão não conseguimos pôr em prática os nossos ideais? Uma pergunta dura, mas necessária.
Atividade
A missão desta semana é em duplas ou trios. Cada dupla terá que:
- Fazer a leitura das educadoras e educadores sorteados;
- Realizar a síntese das principais ideias, feitos e conceitos e o que mais chamou sua atenção na leitura das cartas;
- Construir um esquema para APRESENTAR em aula, no dia 19 de outubro (presencial).
Grupos
1. Mariana e Camila
Cartas a Armanda Ribeiro (p. 24) e Fernando de Azevedo (p. 32)
2. Entony, Igor e Andressa
Cartas a Milton Santos (p. 42) e Nise da Silveira (p. 58)
3. Paola, Marines e Chrystian
Cartas a Darcy Ribeiro (p. 50) e Helena Antipoff (p. 84)
4. Gabriella, Emilly e Rafael
Cartas a Paulo Freire (p. 98) e Cecília Meireles (p. 106)
5. Marina e Gabrielle
Cartas a Anísio Teixeira (p. 72) e Maria Nilde Mascellani (p. 114)
6. Letícia, Lisa e Manuela
Cartas a Lauro de Oliveira Lima (p. 102) e Florestan Fernandes (p. 110)
7. Micaeli
Cartas a Lourenço Filho