Ementa 

Concepções de História (origem) e Proveniência (acasos) na área da Educação e no processo pedagógico. Relação entre Pedagogia e Didática. Articulação entre Pedagogia e Saberes Pedagógicos. Modelos e Métodos em pedagogia. A questão dos embates epistemológicos entre Ciências da Educação, Pedagogia e Docência. 

Objetivo Geral 

O principal objetivo deste componente curricular concerne à apresentação das ideias e pensamentos que constituíram a Pedagogia e a Educação ao longo de sua jornada histórico-filosófica, possibilitando a compreensão de uma história da Pedagogia e da Educação instituída versus uma experiência pedagógica e educacional instituinte. 

Objetivos Específicos 

Analisar os contextos históricos e as concepções pedagógicas adjacentes; Proporcionar a revisita as experiências da educação básica atreladas às concepções histórico-pedagógicas estudadas; Entender a história da educação como ponto fulcral para o entendimento da história da pedagogia e da formação de professores. 

Metodologia 

Leituras dirigidas. Trabalho Aplicado. 

Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem 

Provas objetivas/dissertativas (3 pt.); Resolução das questões (6 pt.); Trabalho Aplicado (1 pt.) 

Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem 

A recuperação da nota das atividades será contínua (cf. Art. 61 das Normas Acadêmicas) e promovidas ao longo do desenvolvimento do componente curricular.