INFORMAÇÕES GERAIS

Nome:  GeoIlhas – Conceitos básicos de Geociências articulados com a metodologia da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade

Área:  Educação

Objetivo do MOOC : i) estudar os conceitos básicos das ciências da Terra; ii) estudar e construir  uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade.

Descrição do MOOC: o Mooc GeoIlhas é um curso voltado para professores da educação básica e têm dupla finalidade: i) proporcionar aos alunos que o cursarem dominar os conceitos básicos das Geociências; e ii) Discutir a proposta Metodológica da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. O curso está organizado em doze blocos e conta com a colaboração de 5 professores universitários, doutores e doutorandos nas conteúdos específicos que serão abordados. A citar: i) Ultrapassando as fronteiras disciplinares; ii) O sistema terra: panorama geral; iii) Tectônica de placas: teoria unificadora; iv) Articulando as disciplinas em todos os seus estados; v) Minerais e rochas; vi) História primordial dos planetas; vii) Geobiologia; viii) Transferindo aprendizagens; ix) Vulcanismo; x) Terremotos;  xi) Sistema clima; e xii) A abordagem em rede das geociências.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Alvo: professores da rede básica de educação.

Número previsto de participantes: aproximadamente 50

Potenciais parceiros externos: Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE – UNIPAMPA.

Linguagem: português.

Data de lançamento: 01 de abril de 2016.

Número previsto de semanas: 8

 

INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Abordagem pedagógica do MOOC: o curso irá discutir conceitos de geociências básicas e sobre a metodologia da ilha interdisciplinar de racionalidade, a partir de vídeo-aulas organizadas por especialistas da área. Para complementar essa atividade, os alunos deverão realizar, de forma colaborativa, uma atividade de campo, que visa a fixação dos conceitos aprendidos, bem como a construção de um modelo semanal e de forma colaborativa sobre o tema abordado. Ainda, a atividade de campo visa analisar a geodiversidade da região dos participantes do curso.

Materiais pedagógicos: i) vídeo-aulas e; ii)  atividades de pesquisa colaborativa.

Carga esperada de trabalho semanal: 7,5 h

Pré-requisitos dos participantes: ensino fundamental (nono ano).

Avaliação: i) questões de múltipla escola (individual); ii) pesquisas de campo semanais (colaborativa) e; iii) construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (colaborativa).

Certificação: sim, emitida pelo LIFE.

 

ATIVIDADES/ RECURSOS PEDAGÓGICOS

Tipos de material pedagógico: i) vídeo enriquecido.

Atividades do curso: i) quiz; ii) produção escrita; iii) desenvolvimento de projeto escrito ou em vídeo.

Ferramentas do curso: i) fórum, ii) rede social; iii) avaliação pelos pares; iii) Avaliação pelo professor.

 

EQUIPE PEDAGÓGICA

Professores responsáveis pelo desenho metodológico e vídeo-aulas:

Me. Rafhael Brum Werlang, Dr. Miguel Guterres Carminatti, Dra. Délia Del Pilar Montecinos de Almeida, Dr. Vinicius de Abreu Oliveira, Dra. Caroline Wagner, Me. Vinícius Matté e Dr. Felipe Caron.

Equipe Técnica responsável pela gravação e edição dos vídeos: Róger Fabian Pacheco Alves

 

Recurso educativo aberto

Serão utilizadas as imagens do Google Maps, https://www.google.com.br/maps, para o georreferenciamento das áreas de estudo. Os alunos deverão capturar as imagens e georreferenciá-las nas atividades semanais de pesquisa de campo.

Plano de comunicação para o sMOOC

 Como o projeto é voltado para professores da rede pública, pretende-se divulgar um TEASER do curso nas redes sociais, principalmente o Facebook e também apresentar o plano do curso nas escolas do município.

 Link do TEASER:

 

 Escala de avaliação para o sMOOC

 i) questões de múltipla escola serão individuais e os resultados serão automáticos, através das alternativas corretas;

ii) pesquisas de campo semanais serão colaborativa colaborativas e avaliadas pelos pares através de uma escala Likert que irá de 1 a 5  (1 – péssimo, 2 – ruim, 3 – bom, 4 - muito bom, 5 - ótimo).

iii) construção de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) de forma colaborativa (grupo de 3 alunos) e avaliada pelo professor). Os critérios serão os mesmos do item ii) e serão avaliadas cada etapa de uma  IIR.