EMENTA
Visa integrar conhecimentos específicos com o pensamento educacional e aspectos relacionados a construção das Ciências a partir dos campos da Introdução à Ciências da Natureza, Leitura e Produção Textual, Introdução ao Cálculo, Experimentação no Ensino de Ciências da Natureza, Origem da Vida, Cálculo, Matéria e Energia, Astronomia, Biologia e Energética Celular, História da Educação e História e Filosofia da Ciência Aplicada à Educação e suas articulações. Esta objetiva a interação entre os sujeitos de modo a se autoreconhecerem na turma bem como vivenciar os princípios da interdisciplinaridade no curso. Do mesmo modo, pretende-se situar o aluno frente ao objeto de sua formação profissional promovendo a sistematização e socialização de produtos advindos da discussão e reflexão.
OBJETIVO GERAL
♣ Organizar e planejar atividades/produtos interdisciplinares a partir do curso e para a aplicação nos contextos escolares e/ou na comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
♣ Promover espaços e ambientes para refletir acerca das práticas interdisciplinares no curso;
♣ Encaminhar ajustes didático-pedagógicos que contribuam com o processo formativo
♣ Integrar conhecimentos específicos, didático-pedagógicos na formação profissional.
CONTEÚDOS
Considerado a matriz curricular do Curso Ciências da Natureza - Licenciatura, estruturada a partir de cinco eixos temáticos: 1) Universo e vida; 2) Energia, meio ambiente e sustentabilidade; 3) Educação e ensino de ciências; 4) Ciência, tecnologia e sociedade; 5) Ética, estética e sociedade, a proposta do curso contempla o desenvolvimento de conhecimentos técnico-científicos, assim como, as dimensões pedagógica, humanística e socioambiental, as quais se estabelecem de forma transversal, perpassando todo o currículo, articulando-se com os conhecimentos específicos, práticas pedagógicas, estágios supervisionados e outras atividades curriculares do Curso que serão organizadas e desenvolvidas através dos Seminários Integradores I, II, III e IV.
- Professor(a): Raquel Ruppenthal