
| 
 Apresentação da Disciplina. Explanação do Plano de Ensino. Debates iniciais de introdução ao Componente Curricular de Cidadania e Controle Social.  | 
| 
 1. Conceito de cidadania.  | 
| 
 2. Relação entre cidadania e direitos.  | 
| 
 3. Evolução dos direitos e da cidadania.  | 
| 
 4. Cidadania e democracia.  | 
| 
 5. Relação entre cidadania e participação política.  | 
| 
 6. Evolução histórico-normativa do controle social.  | 
| 
 7. Aspectos conceituais acerca da participação cidadã.  | 
| 
 8. A participação do cidadão na fiscalização da gestão pública e suas relações com a cidadania.  | 
| 
 9. Instrumentos de controle social.  | 
| 
 10. Efetividade dos veículos de controle e cidadania.  | 
| 
 1ª Avaliação e Atividade de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem.  | 
| 
 11. Ouvidoria.  | 
| 
 12. Observatórios Sociais.  | 
| 
 13. Conselhos de Direitos.  | 
| 
 14. Temas atuais sobre cidadania e controle social. Revisão de todo o conteúdo estudado no decurso da disciplina.  | 
| 
 Encerramento do Componente Curricular de Cidadania e Controle Social. 2ª Avaliação.  | 
- Professor(a): Aline Michele Pedron Leves