
|
Apresentação da Disciplina. Explanação do Plano de Ensino. Debates iniciais de introdução ao Componente Curricular de Cidadania e Controle Social. |
|
1. Conceito de cidadania. |
|
2. Relação entre cidadania e direitos. |
|
3. Evolução dos direitos e da cidadania. |
|
4. Cidadania e democracia. |
|
5. Relação entre cidadania e participação política. |
|
6. Evolução histórico-normativa do controle social. |
|
7. Aspectos conceituais acerca da participação cidadã. |
|
8. A participação do cidadão na fiscalização da gestão pública e suas relações com a cidadania. |
|
9. Instrumentos de controle social. |
|
10. Efetividade dos veículos de controle e cidadania. |
|
1ª Avaliação e Atividade de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem. |
|
11. Ouvidoria. |
|
12. Observatórios Sociais. |
|
13. Conselhos de Direitos. |
|
14. Temas atuais sobre cidadania e controle social. Revisão de todo o conteúdo estudado no decurso da disciplina. |
|
Encerramento do Componente Curricular de Cidadania e Controle Social. 2ª Avaliação. |
- Professor(a): Aline Michele Pedron Leves