Caras/os alunas/os!

Sejam bem-vindas/os ao Componente Curricular: Tópicos Especiais em História Contemporânea (Intelectuais Negras: estado do conhecimento/biografias e conceitos-chave)! 

EMENTA

ERER e o pensamento de mulheres negras a partir das sujeitas da pesquisa.  Movimentos de mulheres negras. Estudo aprofundado de temáticas e/ou perspectivas teórico-metodológicas próprias à temática da História Contemporânea. Abordagem a partir de discussão e produção de trabalho de investigação científica e/ou de instrumentos didático-pedagógicos relativos às temáticas e/ou perspectivas teórico-metodológicas problematizadas

Objetivo geral:

Conhecer e tornar conhecidas as trajetórias e a produção intelectual de mulheres negras brasileiras, em especial do extremo sul do Brasil.

Objetivos específicos:

  • Pesquisar e descrever os conceitos-chave desenvolvidos por intelectuais negras brasileiras.
  • Ampliar o entendimento da palavra “intelectual”, promovendo uma reflexão sobre o papel da produção de conhecimento advindo de mulheres negras acadêmicas ou não, para o ensino de História, para a ERER e para luta antirracista.
  • Estudar, problematizar e refletir obras de autoras negras.
  • Organizar e sistematizar minibiografias de intelectuais negras brasileiras.