A componente curricular Acumulação e Crise no Sistema Capitalista tem por objetivo compreender como o processo de acumulação capitalista induz, por contradição, as crises econômicas; atentando para o processo de acumulação financeira que se intensifica em meados do século XX.

No contexto onde se ampliam as instabilidades da economia mundial e a vulnerabilidade da economia brasileira julga-se importante compreender quais os mecanismos que desencadeiam as crises, sejam esses mecanismos conjunturais e/ou estruturais; mas também assimilar as mudanças estruturais por que passa o capitalismo contemporâneo,  cujos desdobramentos alteram as relações de trabalho, indústria e tecnologia, Estado entre outros aspectos.

A componente curricular é de 60h/a, e sendo ofertada como CCCG é livre escolha cursa-la ou não. Mas uma vez optando por cursa-la, deve-se observar  que as aulas serão dialogadas e que a leitura da bibliografia indicada é imperativo para o bom desenvolvimento do dialogo e da reflexão sobre o sistema capitalista contemporâneo e a economia brasileira.