Ementa
Estrutura sintática da Língua Portuguesa. Análise
tradicional e descritiva do período composto. Processos de
coordenação e subordinação.
Objetivo Geral
Ao final do curso, o discente deverá ser capaz de analisar
sintaticamente períodos compostos da língua portuguesa,
(identificar constituintes e funções), bem como
reconhecer as características sintáticas do português
brasileiro e descrevê-las sem preconceitos.
Objetivos Específicos
- Revisar os principais conceitos ligados à sintaxe;
- Diferenciar coordenação e subordinação;
- Conhecer e empregar a nomenclatura tradicional e descritiva para o período composto em português;
- Diferenciar coordenação e subordinação;
- Conhecer e empregar a nomenclatura tradicional e descritiva para o período composto em português;
- Analisar períodos compostos;
- Utilizar critérios coerentes para a análise do período composto em português;
- Reconhecer os processos de variação linguística relativos ao período composto;
- Compreender a importância da sintaxe para o uso da pontuação;
- Refletir sobre o ensino escolar do período composto e sua relação com o ensino de produção textual.
- Utilizar critérios coerentes para a análise do período composto em português;
- Reconhecer os processos de variação linguística relativos ao período composto;
- Compreender a importância da sintaxe para o uso da pontuação;
- Refletir sobre o ensino escolar do período composto e sua relação com o ensino de produção textual.
- Professor(a): Leonor Simioni
- Professor(a): Miriam Cristina Carniato
- Professor(a): Jorama de Quadros Stein
- Professor(a): ALINE NEUSCHRANK
- Professor(a): ALINE NEUSCHRANK
- Professor(a): Geice Peres Nunes
- Professor(a): Geice Peres Nunes