- Professor(a): Rafael Rodrigues da Silva
Coordenação: Profa. Luana Zambiazzi dos Santos
Discentes participantes: Antoniel Lopes Martins; Gabriel Ifran; Julian Pinho; Rayssa Viegas.
Duração: 2015-2016
Com a motivação inicial de discentes e uma docente do Curso de Música da UNIPAMPA para realizar pesquisas na cidade de Bagé e arredores dentro dos marcos teóricos e metodológicos da Etnomusicologia/Antropologia da Música, o projeto busca investigar as narrativas em torno de práticas sonoro-musicais na cidade Bagé, em entornos urbanos e/ou rurais. Para tal, o projeto, em andamento, envolveu uma primeira etapa, de formação em etnomusicologia, consistindo de seminários de discussão de textos acerca de fundamentos teóricos e metodológicos da teoria social voltados para contextos musicais, bem como dramatizações de cenas sociais, pautadas pelas propostas de formação em antropologia da performance. Após a etapa de formação, os participantes do projeto iniciaram saídas de campo, acompanhadas por registros textuais – diários – e registros sonoros que possibilitarão as interpretações a serem narradas etnograficamente em produções colaborativas textuais e crônicas sonoras. A pesquisa pretende contribuir para os estudos etnográficos acerca de sonoridades e musicalidades urbanas contemporâneas, desde um contexto transnacional/fronteiriço, ressaltando-se o caráter inédito de uma pesquisa etnomusicológica na região. No final de 2015, o projeto foi contemplado pela Chamada CNPq/ MCTI Nº 25/2015 (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas), o que possibilitou a compra de material bibliográfico e equipamentos de gravação sonora. Espera-se que ao final do projeto os integrantes possam compreender algumas narrativas em torno da dimensão sônica local, compartilhando as produções textuais e sonoras em publicações científicas e apresentações de trabalho em espaços acadêmicos, incluindo aqueles da Universidade, e especializados da área de etnomusicologia/antropologia da música.
- Professor(a): Luana Zambiazzi dos Santos
Estudo sistematizado dos principais elementos da regência instrumental, visando o preparo e a formação do educador musical enquanto líder de pequenas orquestras, bandas ou conjuntos instrumentais em diversos espaços educativo-musicais.
- Professor(a): Alexandre Machado Takahama